Continua disponível o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP (Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), de ano base 2020. Além deste, neste mês de setembro também fica disponível a cota do PIS, um pagamento destinado a um outro grupo de beneficiados. Vem entender tudo sobre cada um destes sistemas.
Até 29 de dezembro deste ano quem trabalhou em 2020 e ainda não recebeu o abono salarial do PIS/PASEP, poderá ter acesso ao valor. Até agosto haviam R$ 200 milhões em recursos que ainda não haviam sido sacados por 300 mil trabalhadores com direito ao benefício. Além deste “dinheiro esquecido”, outro pagamento do PIS e PASEP, dessa vez a cota, também está liberado para saque.
Dessa vez, a cota se trata de uma quantia que está no Banco do Brasil e na Caixa Econômica há anos. Isso porque, quem trabalhou de 1971 a 1988 pode ter acumulado saldo nestas contas, mas ainda não fez a retirada. A Caixa informou que existem 10,6 milhões de trabalhadores com direito a esse dinheiro, mas que ainda não fizeram a retirada.
Quando receber o abono PIS/PASEP?
Os cidadãos que trabalharam no ano de 2019 e 2020 recebem o abono PIS/PASEP neste ano, o calendário já foi finalizado, mas o Ministério do Trabalho e Previdência possibilita o acesso as quantias até 29 de dezembro deste ano. Quem trabalhou em 2021 ainda não tem data para ser beneficiado com o valor.
Receberão a quantia que pode chegar a R$ 1.212 aqueles que cumprirem com as seguintes regras:
- Ter realizado atividade remunerada formal por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/eSocial;
- Estar inscritos no Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) há pelo menos 5 anos;
- Tenha obtido remuneração mensal média de até dois salários mínimos da época durante o ano-base de 2019.
Como sacar o abono salarial em 2022
Por não ter cumprido com o calendário original do PIS/PASEP, o cidadão precisará solicitar o regaste do abono salarial. Para isso precisará usar os seguintes canais:
- Presencial: em uma unidade de atendimento do Ministério do Trabalho apresentando documento original com foto;
- Online: enviando um e-mail para o endereço: trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo “uf” pela sigla do estado que reside. Por exemplo: trabalho.sp@economia.gov.br para quem mora em São Paulo.
Assim que o dinheiro for liberado poderá ser acessado no aplicativo do Caixa Tem, ou nas agências da Caixa para o PIS que é pago aos funcionários da iniciativa privada. E na conta do Banco do Brasil para trabalhadores da rede pública.
Como receber as cotas do PIS e PASEP
Enquanto isso, quem trabalhou nos anos de 1971 e 1988, ou seus herdeiros, poderão ter acesso ao pagamento usando o aplicativo FGTS. A consulta, para saber se há valores disponíveis, acontece no mesmo sistema. Confira como solicitar o saque:
- Acesse o aplicativo do FGTS e faça login com CPF e senha;
- Na primeira página será informado se o cidadão possuí dinheiro esquecido;
- Em caso positivo, clique em “Você possui saque disponível”;
- Depois vá em “Solicitar o saque do PIS/PASEP” e escolha a forma de saque (crédito em conta ou presencial);
- Verifique seus dados e selecione “Confirmar saque”.