Em 2019 a Caixa Econômica Federal (CEF) começou a distribuir o lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Neste ano, não foi diferente. No final do mês de julho o banco distribuiu 99% do rendimento de 2021 entre 106,7 milhões de trabalhadores.
O lucro do FGTS distribuído em 2022 somou, aproximadamente, R$ 13 bilhões, com parcelas proporcionais depositadas em contas ativas e inativas de milhares de brasileiros. Embora a prática tenha sido iniciada somente em 2019, ela está regulamentada desde 2017.
O intuito da distribuição do lucro do FGTS é amparar os trabalhadores com uma parte da rentabilidade das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Além disso, o benefício se estende à aplicação mensal da Taxa Referencial (TR) e mais 3% ao ano.
Os valores são resultados de juros cobrados de empréstimos em projetos de saneamento, crédito de casa própria e em áreas de infraestrutura. Mas com a alta na inflação, a divisão do lucro do FGTS não permitirá que as contas do fundo reponham as perdas. É a primeira vez que isso ocorre desde 2017.
Com a distribuição, o rendimento total para os trabalhadores em 2021 ficou em 5,83% contra uma inflação de 10,06% no mesmo ano, Índice Nacional de Preços Consumidor (IPCA).
Com o crédito do lucro do FGTS, as contas amparadas tiveram uma rentabilidade de 5,83% ao ano. O percentual equivale a quase o dobro da correção da poupança em 2021, que foi de 2,99%, ultrapassando o CDI acumulado no mesmo período, que foi de 4,42%.
Quem pode receber o lucro do FGTS?
Tem direito a receber uma parte dos rendimentos do FGTS todo o trabalhador com saldo em conta até o dia 31 de dezembro de 2021. De acordo com o levantamento da Caixa, cerca de 106,7 milhões de trabalhadores receberam alguma quantia. Entretanto, é importante se atentar às regras de saque.
O rendimento extra foi depositado em cada conta dos trabalhadores. Entretanto, os pré-requisitos que permitem o saque são os mesmos da modalidade usual. Ou seja, o beneficiário somente poderá retirar o valor em caso de aposentadoria, demissão sem justa causa, ou entrada na compra de uma residência própria.
Como consultar o lucro do FGTS?
Diante da antecipação dos depósitos do lucro do FGTS, muitos trabalhadores ainda estão em dúvida se foram contemplados ou não. Pensando nisso, o FDR preparou um passo a passo instrutivo e detalhado sobre como consultar o saldo do fundo de garantia. Veja:
- Baixe o aplicativo do FGTS no seu celular;
- Abra o aplicativo e clique na opção “Entrar no aplicativo”;
- Preencha os números do seu CPF e clique em “Próximo”;
- Informe sua senha e clique em “Entrar” ou crie uma senha;
- Após entrar no aplicativo serão exibidos todas as informações do seu FGTS;
- Para identificar o valor será necessário entrar em cada uma das contas que você possui;
- Nesse sentido, clique para ver o Extrato da conta;
- O lucro liberado pela Caixa será apresentado da seguinte forma “AC Cred Distr Resultado Ano Base 12/2021”.