Depois de uma crise no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) envolvendo fila de espera por benefícios, demora para que o segurado fosse atendido, e falta de funcionários, os sistemas foram atualizados. Desde julho deste ano, depois de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, principalmente o atendimento virtual foi alterado, mas segurados e especialistas ainda criticam o sistema.
A portaria do Diário Oficial publicada em 4 de julho, entre outras coisas, trouxe mudanças para o horários de abertura das agências do INSS para atendimento ao público, tipo de agendamento. Além do direito a acompanhante, a entrega de documentos e a validade de carteiras de identidade antigas. A ideia foi diminuir os atendimentos presenciais, ou pelo menos priorizar os serviços online.
Por meio do site ou aplicativo Meu INSS, ao fazer o login o segurado consegue resolver uma série de questões. Entre elas, fazer agendamentos de atendimento ou perícia médica, dar entrada em um novo benefício ou consultar informações rápidas, como de extrato de pagamentos.
No entanto, alguns relatos transmitidos pelo portal IG mostram descontentamento por parte dos segurados e de especialistas a respeito do portal Meu INSS. Devido a alta demanda de acessos, o sistema acaba se sobrecarregando e de acordo com usuários não consegue atender de forma eficiente.
Falhas e problemas no Meu INSS
De acordo com o portal IG, as reclamações dos usuários e de advogados é que os requerimentos demoram para ser atendidos. Tanto, que o Conselho Federal da OAB chegou a enviar ofício ao ministério da Previdência, ao INSS e a DataPrev, solicitando esclarecimentos e medidas para o restabelecimento do sistema.
Para Maria Emilia Santos Florim, especialista em direito previdenciário, a grande questão não é o processo de pedido de um benefício usando as formas digitais, mas o tempo de demora para que este seja respondido.
“(…) Porém, pelo grande número de acessos, na maioria das vezes os advogados, e também segurados, não conseguem acessar o sistema. Muitas vezes é necessário recorrer ao judiciário porque o pedido não é analisado dentro de um prazo razoável“, afirmou Maria ao portal IG.
Como tentar acesso aos benefícios previdenciários?
Aqueles que não conseguem acessar as funções online do Meu INSS, podem procurar outros tipos de atendimento. Por exemplo:
- Atendimento presencial: entre as 7h e as 8h, funcionando por seis horas diárias ininterruptas. Sendo que o período da tarde é dedicado a perícias médicas;
- Central de atendimento: telefone 135 que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Vale dizer, no entanto, que para ser atendido presencialmente é preciso agendar dia e horário na agência mais próxima, seja pelo método online ou pelo telefone 135.