Prepare o bolso: moradores destes 5 estados pagarão MAIS na conta de luz

Desde 2021, os brasileiros vêm sofrendo com os aumentos na conta de luz. Esse cenário é resultado da pior estiagem que o Brasil enfrentou. Somado a isso, tem a crise econômica gerada pela pandemia dê COVID-19, que chegou no Brasil no mês de março de 2020.

Prepare o bolso: moradores destes 5 estados pagarão MAIS na conta de luz
Prepare o bolso: moradores destes 5 estados pagarão MAIS na conta de luz (Imagem: Montagem/FDR)

Os brasileiros estão enfrentando dificuldade em até comprar itens básicos para a alimentação. Mesmo assim, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o reajuste tarifário de 8 distribuidoras de energia. Dessa maneira, a conta de luz de muitos brasileiros saíra mais cara a partir do próximo mês.

A liberação foi anunciada na última terça-feira (23). Assim, sete distribuidoras irão realizar aumentos em suas tarifas. A única exceção será a Forcel, do Paraná, cuja revisão na tarifa será negativa. Os reajustes permitidos já foram divulgadas, veja abaixo as porcentagens:

ELEKTRO REDES (MS/SP)

DECELT (SC)

EFLUL (SC)

EFLJC (SC)

FORCEL (PR)

EQUATORIAL (MA)

COOPERALIANÇA (SC)

EPB (PB)

Conta de luz mais barata: Como conseguir desconto entre 10% e 20%?

Como conseguir desconto na conta de luz?

Pessoas que se enquadram na situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar a entrada no programa social do Governo Federal, conhecido como Tarifa Social. Para ter direito é preciso atender aos seguintes critérios:

Descontos da Tarifa Social depende do consumo

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile