E-Título: como baixar, cadastrar e consultar seu TÍTULO DE ELEITOR virtual

Pontos-chave
  • O acesso ao e-Título está disponível tanto para celular como para tablet;
  • O cadastro do primeiro acesso pode ser feito com leitura de QR Code;
  • A versão online só dispensa o documento com foto caso tenha sido feita biometria.

De acordo com informações compartilhadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 27 milhões de eleitores emitiram a versão online do seu título de eleitor por meio do sistema e-Título. Além de trazer as mesmas informações existentes no documento em papel, o aplicativo também realiza serviços que poderiam ter sido feitos de forma presencial em um cartório eleitoral.

E-Título: como baixar, cadastrar e consultar seu TÍTULO DE ELEITOR virtual
E-Título: como baixar, cadastrar e consultar seu TÍTULO DE ELEITOR virtual (Imagem: FDR)

Aqueles que têm interesse em baixar a versão digital do seu título de eleitor precisam estar atentos ao prazo. Isso porque, segundo informações do TSE o e-Título não estará disponível no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições. O aplicativo fica indisponível apenas até a véspera das eleições, nos dois turnos.

Isto é, até 1 de outubro para o primeiro turno e até 29 do mesmo mês para o segundo turno. A versão está disponível tanto para aparelhos de versão Android como para aqueles que usam o sistema operacional iOS. O TSE pede que os cidadãos fiquem atentos as falsas informações divulgadas nas redes.

Uma ordem expedida pelo ministro Raul Araujo, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou a remoção de postagens nas redes sociais que espalhavam fake news. Elas diziam que ao baixar o e-Título o QR Code faria a contagem automática de votos Luís Inácio Lula da Silva (PT) como presidente.

Claro que não há nenhum tipo de relação entre o uso do aplicativo e a preferência de voto do eleitor. Para depositar seu voto são usadas as urnas eletrônicas, sistema moderno e de total confiança, que entre outras coisas, é sigiloso e permite que o voto seja secreto.

Como baixar o e-Título

Cumprindo o prazo mencionado, isto é, até a véspera da eleição, os interessados vão encontrar a versão do e-Título no Google Play para sistemas Android, e Apple Store para iOS. Além de ficar disponível para smartphones, também fica liberado o uso em tablets.

Acompanhe no passo a passo como encontrar o aplicativo:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular ou tablet e no campo de busca digite “e-Título”;
  • Clique na opção “Obter” ou “Instalar” e digite sua senha da conta na loja;
  • Abra o aplicativo e faça login com .

Fique atento, para evitar qualquer tipo de golpe apenas baixe o aplicativo em que o nome do desenvolvedor for Tribunal Superior Eleitoral. O acesso ao sistema é totalmente gratuito.

Como cadastrar o título de eleitor no aplicativo?

A grande vantagem em ter acesso ao e-Título é conseguir acessar a versão online do título de eleitor, dispensando a versão online. Mas o uso apenas do aplicativo está permitida apenas para quem fez o cadastro da biometria, caso contrário no dia das eleições será preciso apresentar junto ao documento digital um documento com foto. 

No primeiro acesso ao aplicativo será preciso ainda cadastrar seus dados para reconhecimento. Para isso, confira o passo a passo:

  • Acesse o e-Título e concorde com os termos de uso;
  • Preencha informações como: nome do eleitor, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e nome do pai;
  • Depois de informar selecione “Entrar no e-título”;
  • Confirme informações pessoais que foram passadas a Justiça Eleitoral no seu último cadastro;
  • Crie sua senha e ative o aplicativo.

Outra opção é acessar “Leitura de QR Code”, e ler o código do seu título de eleitor impresso. Dessa forma todos os dados cadastrais serão preenchidos automaticamente.

e-título (Imagem: FDR)

Quais as informações liberadas no App e-Título

A fim de otimizar o tempo do eleitor, periodicamente são feitas atualizações no aplicativo e-Título. A mais recente por exemplo possibilitou que ao acessar o sistema o cidadão possa encontrar informações como:

  • Dados pessoais do eleitor;
  • Biometria cadastrada;
  • Número da zona e seção para voto;
  • QR Code para leitura no dia da eleição;
  • Mapa indicando endereço do local de votação do eleitor;
  • Certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitora;
  • Justificativa online de ausência, ou locais em que é possível fazer a justificativa presencial;
  • Emissão de guia para quitar débitos eleitorais;
  • Cadastro como mesário voluntário.

Como usar o e-Título no dia das eleições 2022

Em 2 de outubro, quando o eleitor deve comparecer ao seu colégio eleitoral para votar nos candidatos a: deputado estadual, deputado federal, senador, governador do estado e presidente da República, será possível apresentar o e-Título.

Quem não tem a biometria cadastrada deve apresentar a versão online que está no aplicativo, onde será possível fazer a leitura do QR Code, mais um documento com foto. Os demais podem dispensar o documento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com