Apesar de economia instável, ESTE segmento do mercado teve ALTO faturamento no segundo trimestre

De acordo com uma pesquisa revelada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor de franquias obteve um faturamento 16,8% superior no segundo trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. A receita subiu de R$41 bilhões para R$48 bilhões.

Comparando com os meses entre abril e junho de 2019, período anterior a pandemia do coronavírus, o resultado obtido em 2022 foi 11,4% superior ao faturamento nominal. Por conta deste resultado, é esperado pela entidade um aumento de 12% neste ano. 

“O forte retorno presencial apoiado pela vacinação e a demanda reprimida foram alavancas importantes, mas o franchising está fazendo sua parte para que o crescimento seja sustentável e consistente”, explicou a CNN Brasil o presidente da ABF, André Friedheim.

O crescimento foi registrado em todos os 11 segmentos do setor. Liderando os ganhos aparece o ramo de hotelaria e turismo, com um aumento de 25,4%. Contribuíram para este resultado a retomada dos eventos e do turismo.

Logo depois aparece o segmento de alimentação e foodservice, que obteve uma receita 22,3% mais alta ante o mesmo período do último ano.

A associação explicou que os bons resultados foram impulsionados pelo movimento mais intenso nos pontos de venda físicos, pelas datas comemorativas como dia das Mães e Páscoa e a manutenção de serviços de delivery.

O destaque também ficou para o setor de saúde, beleza e bem-estar que obteve o terceiro melhor resultado do trimestre, com uma alta de 20,1%. A alta foi projetada pelo retorno de eventos sociais. Por fim, se destacaram ainda setores de casa e construção (17,4%) e moda (15,8%).

A pesquisa mostrou ainda que o setor de franquias empregou 1,4 milhão de pessoas no segundo trimestre deste ano, contra 1,2 milhão no mesmo período de 2021, representado alta de 12,5%.

Segundo projeções da ABF, até o fim deste ano deve ser registrado um crescimento de 5% na quantidade de empregos gerados pelo setor.

“O segundo semestre do ano é tradicionalmente melhor, considerando datas como o Dia dos Pais, que há projeções de uma alta das vendas, a Black Friday e o Natal, e observo também que há um otimismo maior por parte dos empresários. A expectativa é que o setor de franquias brasileiro ultrapasse a barreira de R$ 200 bilhões em faturamento neste ano”, explicou André a CNN.

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Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.