Como se programar para fazer uma viagem incrível sem falir!

Viajar é uma das coisas mais prazerosas da vida: conhecer novas culturas e sabores, relaxar com a família, desfrutar de experiências inéditas etc. Mas todo esse prazer pode acabar se transformando em uma grande frustração se você acabar endividado ao final das férias.

Foto: Frame Harirak – Unsplash

Hoje eu quero ensinar algumas dicas fáceis para você se programar para fazer uma viagem incrível sem falir. Por isso, pegue papel e caneta para anotar tudo e leia este artigo até o final.

Sua viagem começa muito antes de você embarcar

Viajar, para muitos, significa concretizar sonhos. Isso porque a viagem começa ao ver fotos das paisagens e da gastronomia de cada local, ao ler os relatos de viajantes e ao começar a se imaginar vivenciando todas aquelas experiências. 

Comece a se organizar mesmo antes de definir o destino da sua viagem. Faça uma lista dos locais que você desejaria conhecer e comece a ler sobre esses destinos, sobre a cultura, sobre a gastronomia, sobre os passeios e sobre tudo que pode ser desfrutado.

Mesmo que você ainda não tenha a passagem comprada ou muito menos saiba qual será a data e o rumo da sua próxima viagem, comece a se preparar para quando ela acontecer.

Descubra quais são os programas que os locais realizam, como desfrutar ao máximo gastando pouco e comece a planejar possíveis roteiros. Faça orçamentos, tente descobrir quanto se gasta em média com passagem, hospedagem, passeios e alimentação nos locais que você deseja visitar.

Defina qual é o valor máximo que você tem condições de gastar com a viagem

Antes de comprar as passagens, você precisa descobrir qual é a verba que você tem disponível para sua próxima viagem. Por isso, se você ainda não fez o seu orçamento, chegou a hora de você começar a organizar suas finanças e definir as suas metas. 

Você pode até decidir parcelar algumas das despesas mais caras, como passagem aérea e hospedagem, por exemplo. Porém, é necessário que você defina qual seria o valor de parcela mensal que, de fato, você teria condições de pagar.

Não esqueça de considerar todos os outros valores parcelados que você já tenha contratado, bem como as suas despesas fixas mensais.

Caso você esteja considerando realizar uma viagem internacional, preste atenção à variação cambial. Faça o levantamento de despesas na moeda local e apure qual seria o valor correspondente em Real, sem esquecer de deixar uma folga no orçamento caso a moeda internacional fique mais cara. 

E o mais importante, não deixe a ansiedade ou a frustração dominarem o seu coração caso você perceba que a viagem dos seus sonhos custa muito mais caro do que as suas possibilidades no momento.

A paciência é uma grande virtude na realização de sonhos com organização financeira. Considere postergar a data da viagem para ter tempo suficiente para juntar todo o dinheiro necessário para viajar sem dívidas

E note que prorrogar o prazo não significa desistir dos seus sonhos, muito menos abrir mão de viajar e ter momentos de lazer. Você pode combinar viagens mais baratas durante o tempo que está poupando e aguardando para realizar aquela viagem tão sonhada. 

Faça muitas pesquisas

Seja específico sobre o modelo de viagem que você quer fazer, quanto mais específico você for, menor o risco de extrapolar os custos durante a viagem com gastos por impulso ou desconhecidos. 

A organização financeira te ajuda a crescer em autoconhecimento e a sair do modo automático de viver a vida. Vivenciar esse processo de se conhecer e começar a aprender a direcionar o seu dinheiro para o que, de fato, faz sentido e importa para você, é simplesmente delicioso. 

Aproveite esse momento de planejamento da sua viagem para desfrutar desse processo de auto descobertas. Qual é o nível de conforto que você não abre mão e o que você se dispõe a flexibilizar?

O que você mais valoriza quando está viajando? Você prefere ostentar e tirar fotos para postar nas redes sociais ou valoriza vivenciar experiências novas e sair do lugar comum? É possível fazer viagens incríveis buscando alternativas aos roteiros mais óbvios, mais caros e mais lotados. 

Faça pesquisas, leia blogs de viagens, participe de fóruns de dicas de viajantes. Busque descobrir as melhores alternativas de hospedagem, passeios e alimentação que caibam no seu bolso. 

Tente descobrir qual é a melhor época para conhecer os destinos de acordo com o clima, atrações locais e, principalmente, os seus interesses. Use e abuse dos sites de pesquisas de passagem e hospedagem.

Alguns sites permitem que você se cadastre para ser notificado em caso de promoções. Compare todos os preços e, acima de tudo, tenha calma!

Defina o número de dias e o período da sua viagem

Você tem flexibilidade ou a sua agenda é mais rígida? Se você tem flexibilidade, é mais fácil aproveitar promoções relâmpago de passagens.

Mas mesmo que sua agenda não seja flexível, seguindo todas as dicas desse artigo, você também poderá conseguir boas condições para realizar a sua viagem. 

Saber quando e por quanto tempo você poderá viajar será fator decisivo na hora decidir o seu roteiro. Uma boa previsão de quantos dias e também da época para o embarque ajudará a definir quais opções da sua lista de desejos são mais adequadas. 

Se você sonha, por exemplo, em ver neve, não adianta comprar passagem para visitar uma estação de esqui em pleno verão. O número de dias disponíveis para a viagem também poderá influenciar bastante a sua decisão.

Se você tem muito tempo, poderá optar por destinos mais complexos, que exigem mais dias de viagem ou mesmo dividir as férias em mais de uma cidade.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Karem Ochsendorf
Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, e graduanda em Filosofia. Atualmente, pesquisa e trabalha como Educadora Financeira com mais de 10 anos de experiência no mercado. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como lidar com as finanças de maneira positiva.