ESTE segmento de franquias CRESCE 13,5% no primeiro trimestre do ano e ATRAI novos investimentos

Muitos setores da economia sofreram com as restrições instaladas devido à pandemia de Covid-19. Com o retorno das atividades, do trabalho presencial e dos eventos, franquias de um setor específico estão obtendo ótimos resultados. Assim, essa é uma ótima oportunidade para fazer investir.

ESTE segmento de franquias CRESCE 13,5% no primeiro trimestre do ano e ATRAI novos investimentos
ESTE segmento de franquias CRESCE 13,5% no primeiro trimestre do ano e ATRAI novos investimentos (Imagem: Montagem/FDR)

O setor de moda e vestuário é um dos que mais movimentam a economia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre, as franquias de Moda cresceram 13,5% em relação ao mesmo período de 2021. 

O crescimento é devido ao retorno das atividades e eventos que geram o consumo de roupas, calçados e acessórios. Diante disso, esse é um bom momento para quem quer investir no setor.

Uma boa opção de investimento são as franquias que permite o empreendedor ter todo o suporte do franqueador. Esse já conhece o mercado e disponibiliza treinamento, suporte, fornecedores e outros benefícios.

Como funciona o sistema de franquias?

O sistema de franquias funciona como um modelo de negócio que cria uma relação entre uma marca e o investidor, baseado em uma semi-independência. Assim, o empreendedor tem a autonomia para administrar sua unidade desde que respeite as diretrizes e orientações da empresa.

É essencial respeitar as regras definidas nas franquias, já que está recebendo o direito de explorar e comercializar produtos ou serviços ligados a uma marca. Para isso é oferecido suporte que está incluso nas taxas pagas mensalmente.

O franqueado adquire uma unidade de franquia, por meio do pagamento da taxa de franquia. Após o pagamento, tem direito de explorar comercialmente a marca. Além disso, é preciso pagar a taxa de royalties para manter esse direito.

Essa é paga mensalmente e pode ser cobrada de duas formas. É um valor fixo e sem reajustes determinado em contrato ou de acordo com um percentual do faturamento bruto da unidade.

Desafios do setor da moda

São vários os desafios enfrentados pelo setor da Moda, mas os principais são a competição interna acirrada e a concorrência internacional. O grande número de empresas no segmento deixa os consumidores mais exigentes, enquanto buscam pelo menor preço.

Além disso, os empresários do setor tiveram que lidar  com o aumento da demanda dos produtos internacionais. O principal concorrente é o mercado asiático que oferece preços extremamente baixos e a facilidade para importar esses itens pela internet.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.