Novo GOLPE faz vítima ver seu dinheiro sendo ROUBADO pelo celular

A Polícia Federal informou que criminosos estão realizando golpes por meio do celular. O chamado golpe da mão fantasma já foi aplicado em mais de 40 mil vítimas no Brasil. O portal FDR mostra como se proteger.

Novo GOLPE faz vítima ver seu dinheiro sendo roubado pelo celular
Novo GOLPE faz vítima ver seu dinheiro sendo roubado pelo celular (Imagem: FDR)

No golpe da mão fantasma consiste em oferecer uma falsa atualização para o telefone da vítima. Assim, os criminosos conseguem acessar o gerenciamento do celular em tempo real. Com isso, conseguem realizar transferências bancárias pelos aplicativos de instituições financeiras.

Segundo o chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro, a estimativa é que cerca de 40 mil golpes desse tipo já foram aplicados. Com o intuito de convencer as vítimas, os criminosos utilizam gravações de centrais telefônicas.

Na ligação, afirmam que houve uma movimentação estranha na conta, uma compra suspeita ou, até mesmo, uma tentativa de invasão. Segundo Santoro, a vítima percebe “que o celular não segue mais seus comandos”.

Assim, “os criminosos conseguem pagar contas e boletos, transferir valores, solicitar empréstimos e efetuar outras transações“, completa Santoro. Outra forma de aplicar o golpe é por meio do envio de mensagem de texto ou e-mail.

Esses são compostos por um aviso alarmista e indicam um link para baixar um aplicativo ou atualização. Em ambos os casos, a ação, segundo o e-mail, é essencial para resolver o problema apresentado.

O app ou a atualização é na realidade uma ferramenta que permite o criminoso ter acesso ao celular da vítima em tempo real. Assim, o aparelho começa a funcionar sozinho, deixando de atender aos comandos.

Como se proteger do golpe da mão fantasma?

A primeira coisa que é importante esclarecer é que bancos nunca entram em contato pedindo instalação de aplicativos e não enviam links. Além disso, os aplicativos oficiais dos bancos são seguros.

Sendo assim, caso receba alguma mensagem ou ligação desconfie. Outra opção é entrar em contato com seu banco, por telefone ou presencialmente na agência. O número para contato fica atrás do cartão. 

Nunca instale aplicativos desconhecidos ou recebidos por mensagens instantâneas, SMS, WhatsApp ou e-mails. Também não baixe o aplicativo do banco fora da loja oficial do sistema operacional do celular. 

Caso seja comunicado de uma compra ou transação suspeita, o próprio cliente pode consultar essa informação no app oficial do banco. Caso não tenha nenhum registro é sinal que pode ser um golpe. 

Utilize a autenticação de dois fatores para autorização de transações. Troque  de senha regularmente, sempre criando senhas fortes. Por fim, em caso de golpe, procure uma delegacia e registre um boletim de ocorrência. 

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Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.