Eleições 2022: entenda como funciona a SIMULAÇÃO DE VOTOS autorizada pelo TSE

ARAGUARI, MG — As eleições 2022 estão cada vez mais próximas e, com elas, propagandas políticas bombardeadas de propostas de cada um dos candidatos. Visando auxiliar os eleitores em tamanha decisão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma nova ferramenta. 

Eleições 2022: TSE permite que eleitor faça simulação de votos; entenda como funciona
Eleições 2022: entenda como funciona a SIMULAÇÃO DE VOTOS autorizada pelo TSE (Imagem: FDR)

De agora em diante, o eleitor que acessar o portal do TSE, poderá fazer uma simulação de votos das eleições 2022. O procedimento é bem simples, basta acessar o site e, no menu principal, clicar em “Eleitor e Eleições”, opção situada no canto superior da tela.

Em seguida, é preciso selecionar o campo Eleições 2022 na coluna direita. Desta etapa em diante será aberta uma página com uma vasta gama de opções associadas ao pleito eleitoral que acontece nos dias 2 e 30 de outubro, primeiro e segundo turno, respectivamente, se houver.

O último item apresentado pelo portal do TSE é o “Simulador de votação” e basta clicar nele para abri-lo. Nesta nova página o eleitor terá a chance de visualizar algumas opções como “2022 Eleições Gerais (Brasil)”. Na circunstância do primeiro turno, será possível:

  1. Escolher se quer receber as instruções por áudio;
  2. Votar para deputado federal; são quatro números (cinco ‘partidos’ poderão ser votados: Esportes, Ritmos Musicais, Profissões, Festas Populares, Folclore);
  3. Votar para deputado estadual; são cinco números (mesmos partidos podem ser votados);
  4. Votar para senador; são três números (mesmos partidos);
  5. Votar para governador; são dois números (mesmos partidos);
  6. Votar para presidente; são dois números (mesmos partidos).

Independentemente do cenário, o eleitor deverá clicar na tecla verde com a palavra “Confirma” similar àquela presente nas urnas eleitorais, para prosseguir com a simulação de votos. 

Funcionamento do simulador das eleições 2022

Antes de iniciar a simulação de votos para as eleições 2022, o eleitor precisa escolher se deseja realizar o procedimento com base nos resultados para o primeiro ou segundo turno. Então, ele irá se deparar com uma tela dispondo cada um dos cargos em disputa e os respectivos partidos aos quais os candidatos estão vinculados. 

Clicando nas agremiações, é possível visualizar os nomes e números de candidatos fictícios que irão aparecer. Desta forma, basta escolher um, digitar o número correspondente na urna e confirmar. A sequência oficial de cargos que serão escolhidos durante a votação nas eleições 2022 é a seguinte:

  1. Deputado federal;
  2. Deputado estadual ou distrital;
  3. Senador;
  4. Governador;
  5. Presidente da República. 

O simulador de votos foi criado durante as eleições de 2014. De acordo com o TSE, a ferramenta é de grande ajuda para os eleitores se familiarizarem com a urna eletrônica e otimizarem o tempo de espera na fila de votação das seções eleitorais.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.