Carrefour CONGELA preços neste país para conter INFLAÇÃO

Nesta segunda, 22, o Carrefour comunicou o congelamento do preço de 100 produtos de uso diário, indo desde sardinhas enlatadas a até arroz e detergente, diante da inflação em alta na França.

Esta decisão acontece depois da pressão oriunda do governo do presidente Emmanuel Macron para que as empresas atuem mais fortemente na tentativa de conter o aumento dos preços.

Segundo o Carrefour, os preços serão congelados até o dia 30 de novembro para uma variedade de produtos que vão desde alimentos a itens de saúde e roupas. Outros varejistas também decidiram colocar em prática medidas de congelamento de preços em meio a alta da inflação.

No mês de maio, o Leclerc, grupo francês de supermercados, fez o congelamento de preços de 120 itens mais comprados até julho, ao passo que em abril as companhias  britânicas de supermercados Asda e Morrisons baixaram os preços de itens básicos.

Segundo dados revelados em agosto, a inflação na França cresceu para 6,8% no mês passado, patamar mais elevado desde que o país adotou metodologia da União Europeia para os cálculos, no início dos anos 1990. No entanto, o  avanço foi mais baixo do que o de grande parte dos outros países do bloco por conta dos limites governamentais nos preços de energia e gás.

O mundo todo vem sofrendo com o crescimento da inflação após a guerra na Ucrânia, que acentuou a alta nos preços causado pela pandemia do coronavírus.

Na madrugada da quinta, 24 de fevereiro, Vladmir Putin, presidente da Rússia, anunciou que o país deu início da ofensiva militar na região de Donbass, no leste da Ucrânia. Desta forma, a guerra que até pouco tempo atrás era apenas uma possibilidade, começou.

Putin vinha avisando que “quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes vistas na história!”.

O Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada na França em 1959. Em 2004, o grupo detinha dez mil unidades em trinta países e empregava quatrocentos mil funcionários. Em março de 2021, a filial brasileira anunciou a compra das operações do concorrente Grupo BIG.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.