Um desconto de 20% na renovação da CNH (carteira nacional de habilitação) é sempre bem vindo. E a partir de 2023 isso será uma vantagem oferecida para aqueles motoristas que, dentro de um período de um ano (12 meses) não cometerem qualquer infração de trânsito.
A medida para que sejam oferecido este desconto seguirá por meio de informações obtidas no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), nele estarão disponíveis os cadastros dos motoristas que apresentarem bom comportamento no trânsito e não acumularem infrações.
As informações sobre os condutores a serem recompensadas serão fornecidas à união pelos devidos órgãos estaduais e distritais de trânsito, que serão os encarregados de conceder as vantagens adquiridas pela boa conduta. O projeto de qualificação desses condutores terá início no mês de setembro deste ano.
Como receber o desconto?
Para receber os descontos oferecidos pela ação, o condutor deve baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (CDT) ou acessar o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e efetuar o cadastro pela plataforma.
Com o registro, o condutor precisa autorizar que seu cadastro fique disponível para visualização para outros condutores. No caso, a consulta usando o CPF do usuário serve somente para saber se ele está ou não como beneficiário do registro.
Como mostrado, aqueles considerados “bons condutores” pelo critério de respeito às leis e direção segura, poderão receber desconto e isenção de taxas e tributos ligados ao órgão de trânsito governamentais.
Além disso, tarifas mais baratas na locação de veículos, contratação de seguros e descontos em pedágios também estão entre as vantagens oferecidas mediante a análise de conduta no trânsito.
Em caso de infração, quando o direito de dirigir é suspenso, a CNH for cassada, ou o cadastrado tiver cumprindo pena privativa de liberdade, por exemplo, a pessoa é excluída do registro automaticamente. Iniciando sua contagem após o intervalo de 12 meses (quando reiniciam os critérios avaliatórios)
Lembrando que, para a própria segurança do condutor e de todos os outros condutores no sistema de trânsito, é necessário que sempre haja respeito às normas de trânsito e as recomendações dos devidos órgãos para que todos possam transitar com a devida segurança.