UERJ divulga regras para ISENÇÃO na taxa de inscrição do VESTIBULAR 2023

Entre os dias 8 de setembro a 13 de outubro de 2022 será o período de inscrições no vestibular 2023. Já entre 1º e 3 de setembro a UERJ vai receber os pedidos de isenção da taxa do processo seletivo; para ter direito ao benefício é necessário atender aos requisitos.

UERJ divulga regras para ISENÇÃO na taxa de inscrição do VESTIBULAR 2023
UERJ divulga regras para ISENÇÃO na taxa de inscrição do VESTIBULAR 2023 (Imagem: FDR)

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro divulgou as regras para solicitação de isenção da taca de inscrição do seu vestibular 2023. Esta seleção vai acontecer em fase única que terá aplicação de provas presenciais no dia 4 de dezembro de 2022.

Isenção vestibular 2023 UERJ

Os pedidos de isenção poderão ser feitos entre 1º a 03 de setembro de 2022, através do site da universidade; para receber esse benefício é necessário:

  • Atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a R$ 1.212,00 (mil duzentos e doze reais);
  • Ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio

Antes de preencher o requerimento, o candidato deverá efetuar o cadastro dos seus dados pessoais; para aqueles já cadastrados, basta informar o CPF e a senha.

Após isso é necessário enviar, em envelope lacrado, o requerimento de isenção e os documentos comprobatórios via Correios para o endereço descrito no edital de isenção; confira os documentos necessários:

  • Comprovante oficial de conclusão do ensino médio ou documento que comprove que ele está curando o último ano dessa etapa;
  • Documento de identificação dos membros do grupo familiar descritos no requerimento;
  • Documento que comprove a renda mensal de cada membro do grupo familiar.

Lembrando que os envios devem ser feitos dentro do prazo e a universidade não vai receber entrega de documentos presencialmente.

Vestibular 2023 UERJ

Para esse exame a UERJ recomenda a leitura de dois livros: para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, o romance Niketche, de Paulina Chiziane; para a prova de Redação, o romance Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro

Confira o calendário da seleção:

  • Solicitação de isenção: De 01 a 03/09/2022
  • Postagem do Requerimento de Isenção e da documentação comprobatória: até 05/09/2022
  • Divulgação do resultado dos pedidos de isenção: 28/09/2022
  • Período de inscrições: De 28/09 a 13/10/2022

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.