GÁS de cozinha está mais caro que a CONTA de LUZ, mas ESTAS dicas farão você economizar

O consumidor tem visto o valor do gás de cozinha disparar, enquanto o preço da conta de luz tem sofrido algumas quedas. No mais, os dois serviços são de suma importância para o funcionamento de qualquer residência ou até mesmo comércio. Acontece que alguns comportamentos do cidadão podem diminuir os gastos e aliviar seu orçamento.

GÁS de cozinha está mais caro que a CONTA de LUZ, mas ESTAS dicas farão você economizar
GÁS de cozinha está mais caro que a CONTA de LUZ, mas ESTAS dicas farão você economizar (Imagem: FDR)

De acordo com informações do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o valor do gás encanado já acumula alta de 26,29% em um ano. Enquanto o preço do botijão cresceu 21,36% no mesmo período, isso significa que o aumento de valor do produto foi mais que o dobro da inflação em doze meses.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o IPCA, inflação oficial do país, cresceu 10,07% no período de um ano. Enquanto isso, a conta de luz tem conquistado baixas constantes, por exemplo, com uma projeção de queda de 6% para este ano após a falta de repasse de uma conta pública.

Como o gás de cozinha é um item quase que indispensável para as famílias brasileiras, considerando que algumas não têm a oportunidade de cozinhar a lenha, buscar economizar é a melhor solução. Outra oportunidade é fazer a inscrição no CadÚnico para tentar ser beneficiado com o vale-gás no valor de R$ 110 até dezembro de 2022.

O auxílio é pago para aqueles cuja renda seja de até meio salário mínimo por pessoa da família, ou seja, até R$ 606. São recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou do Auxílio Brasil, com prioridade para famílias chefiadas por mulheres.

Como economizar no uso do gás de cozinha

O portal Extra separou algumas dicas que poderão auxiliar as famílias a economizar no uso do gás de cozinha. Por exemplo:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile