O consumidor tem visto o valor do gás de cozinha disparar, enquanto o preço da conta de luz tem sofrido algumas quedas. No mais, os dois serviços são de suma importância para o funcionamento de qualquer residência ou até mesmo comércio. Acontece que alguns comportamentos do cidadão podem diminuir os gastos e aliviar seu orçamento.
De acordo com informações do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o valor do gás encanado já acumula alta de 26,29% em um ano. Enquanto o preço do botijão cresceu 21,36% no mesmo período, isso significa que o aumento de valor do produto foi mais que o dobro da inflação em doze meses.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o IPCA, inflação oficial do país, cresceu 10,07% no período de um ano. Enquanto isso, a conta de luz tem conquistado baixas constantes, por exemplo, com uma projeção de queda de 6% para este ano após a falta de repasse de uma conta pública.
Como o gás de cozinha é um item quase que indispensável para as famílias brasileiras, considerando que algumas não têm a oportunidade de cozinhar a lenha, buscar economizar é a melhor solução. Outra oportunidade é fazer a inscrição no CadÚnico para tentar ser beneficiado com o vale-gás no valor de R$ 110 até dezembro de 2022.
O auxílio é pago para aqueles cuja renda seja de até meio salário mínimo por pessoa da família, ou seja, até R$ 606. São recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou do Auxílio Brasil, com prioridade para famílias chefiadas por mulheres.
Como economizar no uso do gás de cozinha
O portal Extra separou algumas dicas que poderão auxiliar as famílias a economizar no uso do gás de cozinha. Por exemplo:
- Cheque se há vazamento, para isso verifique as roscas e mangueira do botijão. Despeje um pouco de espuma de sabão, caso haja formação de bolhas de há é porque tem vazamento;
- Faça limpeza das bocas do fogão, dessa forma evita que o fogo fique baixo e em mau funcionamento, o que gasta mais gás para cozinhar o alimento;
- Evite entrada de vento, já que cozinhar com portas ou janelas abertas diminui a potência do fogo e exige mais do botijão;
- Cozinhe com as panelas tampadas, para que o cozimento seja mais rápido;
- Otimize o uso do forno, por exemplo, colocando mais de um alimento para assar no mesmo período;
- Utilize seus equipamentos elétricos, como as panelas elétricas, fritadeiras, fornos e etc.