Mercado de trabalho: Empresas são OBRIGADAS a divulgar SALÁRIOS em anúncios de emprego

O PL (projeto de lei) que determina a divulgação do Salário em anúncios de emprego pode trazer grandes mudanças para as empresas, o foco em relação aos funcionários já contratados e a necessidade de uma política transparente de carreira (cargos e salários).

Mercado de trabalho: Empresas são OBRIGADAS a divulgar SALÁRIOS em anúncios de emprego
Mercado de trabalho: Empresas são OBRIGADAS a divulgar SALÁRIOS em anúncios de emprego (montagem: FDR)

A PL (projeto de lei) 1.149./22, que tramita na câmara dos deputados, determina a obrigatoriedade de informar a média do salário na divulgação das vagas e vales para empresas públicas e privadas, que, em caso de descumprimento, a multa fica estipulada no valor de até 5 salários mínimos.

As empresas terão que se readequar para não ficar em desvantagem no mercado de trabalho, com políticas mais claras de cargos e salários. Ou seja, uma grande mudança com impacto relevante para todas as partes. Vencerá este jogo quem tiver a marca empregadora mais forte”, avalia Ketlhenn Layla Xavier Monteiro, analista de Recursos Humanos da Confirp Contabilidade.

Para  a especialista, caso a lei seja aprovada o foco será em relação a quem já está contratado:

“Imagine que para suprir uma vaga complexa a empresa tenha que elevar os valores que paga normalmente para funcionários que atuam na mesma função, mas que recebem menos. Por isso, será de extrema importância realizar o mapeamento das competências juntamente com os cargos e salários para enxergar de forma ampla e criar um plano de ação dentro da organização”, alerta.

De acordo com ela, empresas podem oferecer melhores benefícios, mas as que oferecem pagamentos mais altos estarão sempre à frente na visibilidade das vagas no mercado, aumentando a competitividade pela mão de obra qualificada. 

Assim, haverá a necessidade de estabelecer boas políticas de remuneração, com um processo apurado de cargos e salários. A divulgação dos valores também pretende aumentar a assertividade das entrevistas e vagas de emprego.

A importância da política de cargos e salários

Ketlhenn explica que a política de cargos e salários exerce papel determinante no desempenho e no resultado das empresas – ela define a importância e a preocupação que a organização dá ao seu potencial humano e como ela retribui o trabalho executado.

“Com isso, a construção do plano de cargos e salários torna-se de fundamental importância, pois é somente a partir dele que podemos pensar em outras estratégias como a implantação de um plano de carreira, planos de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e outras práticas de remuneração, como programas de remuneração variável, participação nos lucros e resultados, remuneração por habilidades e competências, entre outras”, diz.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!