Estudantes foram prejudicados e não poderão fazer o ENEM 2022 por falha no sistema do INEP. O Ministério Público Federal já foi acionado e deve investigar o ocorrido; pelo menos 300 estudantes de todo o país foram afetados.
27 de maio era o último dia de pagamento da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. Mas, muitos estudantes não conseguiram pagar o boleto e ficaram de fora do exame que será aplicado em novembro. O jovem baiano, Thiago Alencar, de 19 anos, é um deles, ele só conseguiu juntar os R$ 85, valor da taxa, no último dia de inscrições, mas, infelizmente, não conseguiu fazer o pagamento.
Problemas no pagamento da taxa do Enem 2022
No caso de Thiago, o pagamento foi recusado por problemas no boleto bancário, o jovem até tentou voltar para casa e efetuar o pagamento pelo aplicativo, mas, não teve sucesso.
“Voltei para casa para tentar pelo aplicativo do banco e também não consegui”, conta o jovem baiano.
Além dele, outros jovens também foram prejudicados, o UOL ouviu o paraense de 16 anos, Marcos Ferreira, que também relatou problemas no pagamento da inscrição do Enem 2022.
Fato é que os jovens não emitiram os boletos nos mesmos dias, nem mesmo nos mesmos locais, até porque estão em estados diferentes e ainda assim encontraram dificuldades.
Atualmente o movimento ReabreEnem reúne centenas de estudantes que foram prejudicados e não conseguiram fazer o pagamento da taxa.
Há, inclusive, alguns que foram afetados pelas enchentes e que acabaram perdendo o prazo.
MPF acionado
Thiago Alencar foi para as redes sociais comentar sobre o ocorrido, o resultado foi o aparecimento de outros relatos iguais ao dele, como o de Marcos Ferreira.
O relato de Thiago chamou a atenção da Educaafro, organização social, que acabou recolhendo outros 300 casos parecidos e no último dia 4 de agosto e organização entrou com uma representação no Ministério Público Federal.
A ideia é fazer com que o INEP reabra o período de pagamento da taxa de inscrição e os estudantes possam participar do exame que terá aplicação das provas no mês de novembro desse ano.
O INEP alegou, através de nota, que sempre manteve um canal de comunicação e respondeu a todas as reclamações recebidas.
“As solicitações encaminhadas aos canais oficiais do Instituto foram tratadas pontualmente e respondidas em total aderência às regras previstas nos editais do exame. Vale destacar que o Inep continua à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos aos participantes do Enem por meio de sua Ouvidoria (0800616161)”, afirma o INEP.
Novos desdobramentos podem ocorrer após a análise do MPF.
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