ENEM 2022: Cadernos de questões prontos e outras NOVIDADES na aplicação desse ano

As provas do ENEM 2022 serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro desse ano, as inscrições já foram feitas e o exame está na fase de produção. Essa é a segunda edição em que o exame digital é aplicado e suas provas acontecem nos mesmos dias da versão impressa; confira quais são as novidades do exame.

ENEM 2022: Cadernos de questões prontos e outras NOVIDADES na aplicação desse ano
ENEM 2022: Cadernos de questões prontos e outras NOVIDADES na aplicação desse ano (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima (13 e 20 de novembro) e a expectativa dos estudantes é alta quanto a aplicação das provas. Afinal, a nota do Enem 2022 poderá ser usada como forma de ingresso em cursos superiores através de programas como o SiSU, PROUNI e FIES.

“O Enem ancora essas políticas públicas já consolidadas”, diz Carlos Moreno, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com informações de Carlos Moreno, presidente do Inep, em entrevista para o programa A Voz do Brasil da última sexta-feira, 5, as provas do Enem 2022 já estão elaboradas e devem ser encaminhadas para a gráfica  nessa semana.

Novidades do Enem 2022

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Carlos Moreno, essa edição traz as seguintes novidades:

Provas impressas e digitais aplicadas nos mesmos dias, “Com os mesmos itens e com o mesmo tema de redação”, afirmou o presidente do INEP.

Uso de documentos digitais, nesse ano os candidatos poderão utilizar os documentos digitais como forma de identificação, serão aceitos o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e o RG digital.

No entanto, é importante ressaltar que só serão aceitos os documentos em seus respectivos aplicativos, prints não serão aceitos.

Protocolos contra a covis, assim como aconteceu em 2020 e 2021 alguns protocolos serão adotados para garantir a saúde de todos os envolvidos, como a redução do número de participantes em cada sala de aplicação; uso de máscara por parte dos aplicadores, fiscais e coordenadores e a higienização de ambientes.

“Nós recomendamos que cada participante leve o seu próprio kit de proteção”, disse Moreno

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.