A rede de moda Marisa prevê que o segundo semestre terá desafios, especialmente por conta do calendário atípico com eleições e Copa do Mundo. As perspectivas foram citadas pelo presidente da companhia, Adalberto dos Santos, em divulgação de resultados do segundo trimestre.
Tanto as eleições quanto a Copa do Mundo, citadas com desafiadoras pela Marisa, acontecerão no fim deste ano. O primeiro turno das eleições acontecerão em 2 de outubro. O segundo turno será em 30 de outubro. Já o evento de futebol ocorrerá de 21 de novembro a 18 de dezembro.
Apesar deste cenário atípico, o presidente da Marisa informa que a empresa continua bastante focada em seu processo de recuperação operacional. Neste sentido, o foco da companhia é a rentabilização dos canais físico e digital.
Segundo compilado pela Marisa, estas são as perspectivas para este ano:
- Desafios macroeconômicos continuam no segundo semestre
- Calendário atípico com Copa do Mundo no quarto trimestre
- Foco em rentabilização de ambos os canais e preservação do caixa
- Continuidade na recuperação de vendas e ganhos de margem
- Melhorias nas frentes comercial, operacional e logística
- Recuperação dos resultados do Mbank (a área de serviços financeiros)
Desempenho da Marisa no segundo trimestre
No segundo trimestre, a Marisa teve um prejuízo líquido de R$ 27,8 milhões. Isso representa uma queda de 53,3% em comparação ao ano anterior. De acordo com a rede de moda, os principais impactos foram o resultado negativo do Mbank e o aumento das despesas financeiras.
Entre abril e junho, as receitas da Marisa chegaram a R$ 738 milhões. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma elevação de 20,8%.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 83,8 milhões. A cifra foi 107,2% acima do registrado há um ano.
No trimestre, a receita líquida de varejo totalizou R$ 599,3 milhões. Isso representa um aumento de 21,8% entre os períodos.
Conforme o presidente da Marisa, entre abril e junho deste ano, a operação de varejo da empresa “apresentou melhorias importantes em termos de recuperação da receita, margem bruta, resultado operacional e fluxo de caixa”.
“Observamos uma aceleração importante na atividade no setor no trimestre, com destaque para os meses de abril e maio, cujas vendas foram impulsionadas por temperaturas mais frias, pela ótima aceitação de nossa coleção de inverno, além das campanhas promocionais dos Dias das Mães e Namorados”, completa.