Brasileiros que sonham com a casa própria recorrem aos programas de financiamento imobiliário. Se você está se planejando para comprar um imóvel, fique atento. Mais do que dinheiro na conta, é preciso também se planejar e conhecer os modelos de contrato ofertados pelos bancos e construtoras. Abaixo, uma especialista explica detalhes sobre esse serviço.
O financiamento imobiliário funciona como o principal meio de aquisição da casa própria. Por meio dele, o cidadão pode dar entrada com um valor específico e ir pagando as parcelas de seu imóvel em até 30 anos. Abaixo, a corretora Ketlyn Cardoso, CRECI/PE 16377, traz as principais informações para quem vai fechar esse investimento.
O financiamento é a forma mais vantajosa de comprar um imóvel?
Atualmente contamos com algumas modalidades de crédito disponíveis no mercado para aquisição de imóvel. O financiamento por sua vez se destaca por algumas vantagens, citamos algumas: condições facilitadas, possibilidade de aquisição imediata, investimento próprio, liquidação antecipada e segurança na contratação. A saída mais racional para tomar essa decisão é avaliando suas condições financeiras, necessidade de compra e, claro, o momento econômico.
Quanto é preciso ter para dar entrada em um financiamento imobiliário?
Depende da modalidade de contratação e a instituição na qual está sendo realizado, mas pode variar de 10 a 30% do valor do imóvel.
O que é necessário para fazer um financiamento imobiliário?
O proponente precisa procurar um banco ou agente financeiro e apresentar documentação pessoal e de renda.
Qual o melhor banco para solicitar o financiamento imobiliário?
Depende, alguns bancos vêm se destacando não só pela taxa oferecida, mas principalmente pelas vantagens dispostas no processo de financiamento imobiliário. Importante ponderar qual instituição disponibiliza o produto adequado para as necessidades apresentadas pelos proponentes como também conversar com seu corretor de imóveis para melhor indicação de banco, no caso eu tenho meu especialista em crédito imobiliário o Madelon Oliveira, que sempre acompanha nossos clientes para uma consultoria personalizada para assim solicitar um melhor financiamento.
Quais são as informações que o banco busca antes de aprovar o meu financiamento?
Existe um cruzamento de dados em que as instituições financeiras realizam junto ao Banco Central, órgão de proteção de crédito e instituições correlacionadas, com a finalidade de levantar dados que demostram indicadores de endividamento de risco, comprometimento de renda, exposição simultânea a diferentes modalidades de crédito a compatibilidade da renda apresentada com a prestação que será cobrada.
Como é calculado o valor das prestações e o prazo do financiamento?
A parcela é composta por valor principal + juros + custos operacionais + taxa do seguro. O Prazo pode chegar até 420 meses (35 anos) dependendo da instituição que está ofertando o crédito.
Depois de aprovado o financiamento, quanto tempo tenho para começar a pagar as prestações?
Normalmente a primeira parcela é paga 30 dias após a assinatura do contrato.
Qual a média das taxas de juros?
Atualmente, as instituições financeiras disponibilizam diversas linhas de crédito com taxas de juros e condições de pagamentos diferenciados. As taxas oferecidas estão sempre atreladas a índices financeiros (TR, IPCA, IGP-M, POUPANÇA). Vale a análise criteriosa das condições oferecidas pelas instituições financeiras.
Como fazer portabilidade de financiamento imobiliário?
O proponente deve procurar a nova instituição na qual deseja destinar o seu financiamento. Essa instituição irá solicitar via Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) ao banco originador a portabilidade do contrato.
É vantajoso antecipar as parcelas? Como solicitar esse serviço?
Quando há uma antecipação do valor, a instituição faz um novo cálculo, o que significa que sim, quitar financiamento imobiliário antecipado tem desconto. Porém, o cliente deve realizar o pagamento integral da quantia, e com o novo cálculo de juros nem sempre há vantagem nesse tipo de antecipação. A solicitação deverá ser realizada diretamente na instituição tomadora do crédito imobiliário.
Qual a melhor opção para amortizar o financiamento imobiliário?
Do ponto de vista financeiro, a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário, já que os juros são cobrados sobre o saldo devedor. Assim, quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor referente a juros e demais custos embutidos nas parcelas.
É possível conseguir um financiamento imobiliário com o nome sujo?
Normalmente não. Se o proponente está com o nome sujo e pensa em financiar um imóvel, o primeiro passo é se organizar para limpar o seu nome. Alguns credores facilitam o pagamento e até dão descontos para sanar as dívidas. Levante os seus débitos e tente negociar. Se precisar, você pode recorrer aos órgãos de proteção ao consumidor para entender os seus direitos e as melhores formas de negociar.