Financiamento imobiliário: corretora explica quais as MELHORES opções de contrato e taxas de pagamento

Brasileiros que sonham com a casa própria recorrem aos programas de financiamento imobiliário. Se você está se planejando para comprar um imóvel, fique atento. Mais do que dinheiro na conta, é preciso também se planejar e conhecer os modelos de contrato ofertados pelos bancos e construtoras. Abaixo, uma especialista explica detalhes sobre esse serviço.

O financiamento imobiliário funciona como o principal meio de aquisição da casa própria. Por meio dele, o cidadão pode dar entrada com um valor específico e ir pagando as parcelas de seu imóvel em até 30 anos. Abaixo, a corretora Ketlyn Cardoso, CRECI/PE 16377, traz as principais informações para quem vai fechar esse investimento.

O financiamento é a forma mais vantajosa de comprar um imóvel?

Atualmente contamos com algumas modalidades de crédito disponíveis no mercado para aquisição de imóvel. O financiamento por sua vez se destaca por algumas vantagens, citamos algumas: condições facilitadas, possibilidade de aquisição imediata, investimento próprio, liquidação antecipada e segurança na contratação. A saída mais racional para tomar essa decisão é avaliando suas condições financeiras, necessidade de compra e, claro, o momento econômico.

Quanto é preciso ter para dar entrada em um financiamento imobiliário?

Depende da modalidade de contratação e a instituição na qual está sendo realizado, mas pode variar de 10 a 30% do valor do imóvel.

O que é necessário para fazer um financiamento imobiliário?

O proponente precisa procurar um banco ou agente financeiro e apresentar documentação pessoal e de renda.

Qual o melhor banco para solicitar o financiamento imobiliário?

Depende, alguns bancos vêm se destacando não só pela taxa oferecida, mas principalmente pelas vantagens dispostas no processo de financiamento imobiliário. Importante ponderar qual instituição disponibiliza o produto adequado para as necessidades apresentadas pelos proponentes como também conversar com seu corretor de imóveis para melhor indicação de banco, no caso eu tenho meu especialista em crédito imobiliário o Madelon Oliveira, que sempre acompanha nossos clientes para uma consultoria personalizada para assim solicitar um melhor financiamento.

Quais são as informações que o banco busca antes de aprovar o meu financiamento?

Existe um cruzamento de dados em que as instituições financeiras realizam junto ao Banco Central, órgão de proteção de crédito e instituições correlacionadas, com a finalidade de levantar dados que demostram indicadores de endividamento de risco, comprometimento de renda, exposição simultânea a diferentes modalidades de crédito a compatibilidade da renda apresentada com a prestação que será cobrada.

Como é calculado o valor das prestações e o prazo do financiamento?

A parcela é composta por valor principal + juros + custos operacionais + taxa do seguro. O Prazo pode chegar até 420 meses (35 anos) dependendo da instituição que está ofertando o crédito.

Depois de aprovado o financiamento, quanto tempo tenho para começar a pagar as prestações?

Normalmente a primeira parcela é paga 30 dias após a assinatura do contrato.

Qual a média das taxas de juros?

Atualmente, as instituições financeiras disponibilizam diversas linhas de crédito com taxas de juros e condições de pagamentos diferenciados. As taxas oferecidas estão sempre atreladas a índices financeiros (TR, IPCA, IGP-M, POUPANÇA). Vale a análise criteriosa das condições oferecidas pelas instituições financeiras.

Como fazer portabilidade de financiamento imobiliário?

O proponente deve procurar a nova instituição na qual deseja destinar o seu financiamento. Essa instituição irá solicitar via Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) ao banco originador a portabilidade do contrato.

É vantajoso antecipar as parcelas? Como solicitar esse serviço?

Quando há uma antecipação do valor, a instituição faz um novo cálculo, o que significa que sim, quitar financiamento imobiliário antecipado tem desconto. Porém, o cliente deve realizar o pagamento integral da quantia, e com o novo cálculo de juros nem sempre há vantagem nesse tipo de antecipação. A solicitação deverá ser realizada diretamente na instituição tomadora do crédito imobiliário.

Qual a melhor opção para amortizar o financiamento imobiliário?

Do ponto de vista financeiro, a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário, já que os juros são cobrados sobre o saldo devedor. Assim, quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor referente a juros e demais custos embutidos nas parcelas.

É possível conseguir um financiamento imobiliário com o nome sujo?

Normalmente não. Se o proponente está com o nome sujo e pensa em financiar um imóvel, o primeiro passo é se organizar para limpar o seu nome. Alguns credores facilitam o pagamento e até dão descontos para sanar as dívidas. Levante os seus débitos e tente negociar. Se precisar, você pode recorrer aos órgãos de proteção ao consumidor para entender os seus direitos e as melhores formas de negociar.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.