Como de costume, uma semana antes do pagamento da restituição do Imposto de Renda, a Receita Federal deve divulgar a consulta ao 4° lote. Como o depósito acontece em 31 de agosto, os acessos para verificar quem foi contemplado fica disponível em 24 do mesmo mês. A consulta é online, por meio de dois portais credenciados.
Ao todo, em 2022 são cinco lotes de pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). O primeiro depósito aconteceu em maio, e o último será feito no mês de setembro, isso significa que o 4° lote pago em agosto é o penúltimo pagamento regular referente a declaração que foi entregue neste ano.
Os três primeiros lotes já beneficiaram 12,8 milhões de contribuintes que entregaram suas declarações dentro do prazo. Além disso, a Receita Federal dá prioridade ao pagamento de idosos com mais de 60 anos, portadores de deficiência física ou mental ou de moléstia grave, e aqueles cujo magistério seja sua principal fonte de renda.
10 milhões de pessoas ainda aguardam o pagamento da restituição do IRPF, divididas entre os dois lotes faltantes no calendário. Sendo que 61% dos contribuintes que enviaram o documento neste ano, ou seja, 22,1 milhões de pessoas, terão direito de ser restituídas.
Calendário de pagamentos restituição IRPF
Logo quando a declaração do Imposto de Renda é enviada, o sistema já informa se aquele cidadão vai ser beneficiado com a restituição. Mas, não indica o dia em que este depósito vai acontecer. Por isso, mês a mês quem ainda não tiver recebido a quantia deve aguardar o depósito de um novo lote.
- 1º lote – pago em 31 de maio
- 2º lote – pago em 30 de junho
- 3º lote – pago em 29 de julho
- 4º lote de restituição – pagamento será em 31 de agosto
- 5º lote – 30 de setembro
Consulte se foi contemplado
A partir do dia 24 de agosto aqueles que ainda não foram restituídos com os créditos do IRPF, podem fazer a consulta em dois canais: App Meu Imposto de Renda ou site da Receita Federal. O processo para acesso é praticamente o mesmo:
- Acesse o site da Receita Federal e selecione “Imposto de Renda”;
- Em seguida, clique na opção “Consultar a restituição”, e “Iniciar”;
- Preencha seus dados como CPF e data de nascimento e confirme;
- O portal vai informar se o pagamento acontece no próximo lote.