Além da alimentação, esses são os MAIORES GASTOS mensais das famílias brasileiras

Os gastos dos brasileiros com combustível e energia elétrica já ocupa a segunda colocação em um ranking que mostra os níveis de preocupação que cada conta tem na cabeça dos consumidores em relação a que contas são mais pesadas no orçamento da casa.

INSS: empréstimo consignado tem MUDANÇAS de REGRAS aprovadas pelo Governo
Além da alimentação, esses são os MAIORES GASTOS mensais das famílias brasileiras. (Imagem: FDR)

Pagar a conta de energia e o gastos com combustíveis é um dos maiores desafios do consumidor brasileiro, segundo pesquisa inédita da associação dos grandes consumidores industriais de energia (ABRACE) com o instituto IPESPE. Esse gasto, de acordo com levantamento, fica atrás apenas da alimentação.

Os preços dos produtos relacionados à energia elétrica estão impactando mais no orçamento do brasileiro desde o início desse semestre, na comparação com o início do ano, como contam 94% dos entrevistados. Além disso, para 90% dos entrevistados a conta de energia está pesando mais no bolso agora do que a 5 anos atrás

Essa é a primeira vez que a pesquisa avalia a percepção dos brasileiros em relação a temas do setor de energia. A conta de luz recebeu críticas e desconfiança da grande maioria, para 47% dos entrevistados, o preço da conta é ruim ou péssimo.

Um total de 60% dos consumidores admitiram desconhecer os valores que são calculados na conta, embora acreditem que impostos e encargos são parte dessa equação. Um outro estudo publicado recentemente pela ABRACE mostrou que a energia representa 23,1% do preço final da cesta básica, considerando laticínios, farináceos e pescados.

Impostos afetam os gastos da população

Para a grande maioria dos entrevistados, que responderam sobre a conta de energia estar cara ou muito cara, o motivo da conta de energia estar tão cara são os encargos, impostos e taxas embutidos no preço

O domínio do setor por poucas empresas e a falta de gerenciamento dos reservatórios de água também são fatores citados pelos consumidores, mais ainda que a falta de concorrência e escassez de chuvas.

A afirmação com maior nível de conhecimento entre os consumidores de energia é a de que “o Brasil tem muito vento, sol e rios, e por isso deveria ter a energia mais limpa e barata do mundo”.

Em segundo lugar em conhecimento está a frase “a energia é cara porque mais da metade do custo são impostos, taxas, encargos e subsídios”, também com elevado grau de concordância.

O preço da gasolina, do diesel e da energia elétrica foi uma das maiores preocupações do congresso no governo do presidente Jair Bolsonaro neste ano, às vésperas da eleição.

Foram aprovadas medidas que limitam a cobrança dos impostos estaduais (ICMS) e outras mudanças pontuais no  regramento de preços.