O Vale-gás, um dos recentes benefícios adicionados a carta de assistência do governo a pessoas em situação de vulnerabilidade financeira, tenta amenizar a situação delicada desses brasileiros nos últimos tempos.
Neste mês de agosto, serão mais de 5,6 milhões de pessoas que receberão o valor pago, a partir do dia 09. A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses do Vale-Gás previstos para o público.
Como funciona o benefício do vale gás
O Vale -gás nacional é um benefício do Governo Federal, que tinha distribuição sazonal, mês sim, mês não no valor médio de um botijão de gás liquefeito (BGL). No entanto, com a aprovação da PEC das Bondades, aprovada recentemente, o governo realizou uma série de mudanças no programa social, a principal delas referente ao valor do benefício.
A partir de agosto, os repasses do ministério no valor de R $110 reais serão feitos para os usuários do programa. O valor representa, em média, 100% do valor do botijão de gás de 13 kgs.
Até o momento, este é o maior número de liberações da história do Vale-gás, sendo seu valor anterior metade do preço médio do botijão, ficando em torno de R $55 reais.
Para consultar se você pode ser contemplado pelo benefício, basta acessar o aplicativo do Auxilio Brasil (Android e IOS). Também, se você ainda não foi selecionado para esse repasse, poderá ser escolhido nos próximos meses, quando o programa planeja realizar novas entradas.
Quem tem direito ao Vale-Gás
As famílias que pretendem receber o auxílio gás do governo federal não precisam fazer qualquer tipo de inscrição no programa, no entanto devem estar cadastradas previamente no Cadastro único. O benefício será pago aos seguintes grupos:
- Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo (R$ 606), inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo; e
- Famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.
Para selecionar as famílias que participarão do Programa Auxílio Gás o governo vai ordenar, de acordo com os seguintes critérios, sucessivamente os beneficiários:
- Com dados do Cadastro Único atualizado nos 24 meses anteriores;
- Com menor renda per capita;
- Com maior quantidade de membros na família;
- Beneficiárias do Programa Auxílio Brasil;
- Com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.