Desde esta segunda-feira (8), os clientes do Banco do Brasil poderão fazer a adesão ao Open Finance na instituição pelo WhatsApp. Com isso, o BB se tornou o primeiro banco do mundo a usar o aplicativo de mensagens para que o cliente faça a completa jornada do consentimento.
A jornada do consentimento ocorre por meio do WhatsApp do Banco do Brasil (61 4004 0001). Não existe interação humana no procedimento. Quando o cliente falar termos como “Open Finance”, o assistente virtual compreenderá o intuito da pessoa, e começará esse processo de consentimento.
Para o funcionamento do Open Finance, um dos pilares é o consentimento do cidadão. Por este fator, um banco pode consultar os dados que seu cliente tem em outra instituição que participa do ecossistema. Como o banco terá mais informações do usuário, poderá personalizar mais ofertas.
O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, explica que “os clientes que consentiram compartilhar dados de outros bancos com o BB já têm percebido na prática melhorias em seu relacionamento” com o próprio banco.
Isso porque “esses avanços digitais que o Banco tem promovido reforçam a assessoria qualificada no atendimento negocial”.
Conforme o executivo, os clientes que permitiram o compartilhamento de dados com o BB, 90% já tiveram algum benefício.
Destes, 77% receberam ofertas personalizadas por meio de dados e/ou usaram soluções que fazem utilização de dados do Open Finance, e 13% tiveram informações cadastrais atualizadas sem precisar apresentar documentos ou comparecer à agência.
Banco do Brasil tem diversas iniciativas pioneiras
Segundo o BB, disponibilizar o consentimento ao Open Finance via WhatsApp “é mais um ineditismo e inovação” da instituição. Ou seja, esta novidade se junta a outras soluções.
O BB alega que foi o primeiro banco a ter no WhatsApp a jornada completa de Pix, entender mensagens de voz, oferecer renegociação de dívida sem interação humana, serviços de INSS, informe de Rendimentos PF, cobrança bancária, empréstimo pessoal, e ter assistente virtual especializado em PJ no WhatsApp.
Atualmente, já foram realizados mais de 26 milhões de atendimentos, além de 12 milhões de usuários ativos.