Open Finance está cada vez mais presente entre os brasileiros; número de interações dobrou

No último mês, o open finance registrou 204,3 milhões de interações (ou as chamadas APIs) no Brasil. Este resultado foi 111,9% maior que o registrado no mês anterior, fevereiro, de acordo com um levantamento da consultoria internacional Bip. 

O mês de março foi o oitavo consecutivo de operação do open finance brasileiro desde o início do compartilhamento de dados dos clientes. Neste mesmo período no Reino Unido, tida como referência mundial no assunto, as chamadas de APIs totalizaram um montante  de 38,24 milhões por mês, ou seja, o volume brasileiro é 5,3 vezes mais alto.

“Os números estão confirmando a percepção de que open banking no Brasil será mais amplo e avançado do que em muitos outros mercados”, disse Luigi Iervolino, líder de open finance da Bip ao Valor Econômico.

De acordo com o especialista, aconteceu uma grande adesão de instituições voluntárias à segunda fase do open banking, que prevê o compartilhamento de dados dos clientes. “Das 85 instituições cadastradas, 24 são voluntárias e 61, obrigatórias”, disse.

Segundo este levantamento, se destacam entre as instituições autorizadas, além dos bancos tradicionais e digitais,  as cooperativas, fintechs e instituições de pagamento. Este interesse sinalizado em receber dados mostra outro diferencial do nosso país em comparação ao Reino Unido, onde nos primeiros meses de lançamento, as instituições financeiras focaram no cumprimento de exigência regulatória sobre a exposição de dados.

Na visão de Luigi, o mercado financeiro e os clientes finais estão se mostrando receptivos com o open finance. 

“O sistema promete gerar um ambiente bem mais competitivo e possibilitar melhores tarifas e condições, além de ofertas personalizadas para os clientes”, disse.

No entanto, o estudo mostra ainda que existem obstáculos que precisam ser ultrapassados para que a iniciativa avance mais ainda, como problemas de conexão entre as instituições, qualidade dos dados e sobreposição entre fases.

Open Finance

O Open Finance é a etapa que vem após a consolidação do Open Banking no Brasil, plataforma tecnológica que irá conectar todo o sistema financeiro. Desta forma, Open Banking e Open Finance são complementares para que a revolução no sistema bancário aconteça.

Através deste sistema, os clientes passam a ter a posse de seus dados bancários podendo os compartilhar com qualquer instituição que desejar, podendo escolher ainda quais dados quer que seja compartilhado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.