INSS emite ALERTA sobre BLOQUEIO DE PAGAMENTOS para vítimas de GOLPE, entenda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta aos usuários sobre a ação de criminosos em volta de aposentados e pensionistas. Os golpistas têm usado o nome do Instituto para solicitar o envio de documentos das vítimas justificando a necessidade da realização da prova de vida. Dessa forma, conseguem roubar os dados destas pessoas.

INSS emite ALERTA sobre BLOQUEIO DE PAGAMENTOS para vítimas de GOLPE, entenda
INSS emite ALERTA sobre BLOQUEIO DE PAGAMENTOS para vítimas de GOLPE, entenda (Imagem: FDR)

As abordagens dos criminosos têm sido feitas por meio de carta, e-mail, ligação, mensagem por SMS ou WhatsApp. Por meio destes canais os criminosos se passam por funcionários do INSS, e solicitam que os aposentados e pensionistas enviem fotos de seus documentos alegando que se trata da prova de vida online.

Os criminosos pressionam as vítimas ao informar que caso o envio das imagens não seja feito, os pagamentos dos seus benefícios serão bloqueados. Algumas dessas pessoas que normalmente são idosos, ou que possuem pouco acesso a informações, acabam caindo no golpe e são prejudicadas.

Por conta das recorrentes denuncias a respeito deste mesmo golpe, o INSS decidiu emitir um alerta a respeito do assunto. Foi informado que o Instituto não entra em contato com os aposentados e pensionistas por ligação ou mensagem de texto. E também não envia links para realizar a prova de vida por reconhecimento facial.

Como reconhecer que é um golpe?

A fim de proteger seus segurados, a Previdência Social frisou alguns pontos importantes para que os cidadãos saibam reconhecer quando o contato se trata na verdade de um golpe.

Por isso, ao receber qualquer tipo de mensagem o aposentado ou pensionista deve estar ciente de que:

  • O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados;
  • O Instituto não pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem;
  • O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41;
  • A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br;
  • O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site ou aplicativo para celular).

Além disso, quando o criminoso ameaça o bloqueio de pagamentos por conta da não realização da comprovação de vida, o cidadão deve saber que até 31 de dezembro deste ano a prova de vida está suspensa.

Denuncie os criminosos para o INSS

Qualquer dúvida a respeito do contato que recebeu a fim de verificar se trata de uma informação correta, a recomendação é ligar para a Central de Atendimento número 135. Por lá todas as dúvidas serão sanadas.

Quem perceber que o contato teve com intuito aplicar um golpe, pode fazer a denuncia neste mesmo número de telefone ou por meio da Ouvidora online no canal Fala.BR. Caso os bandidos tenham obtido sucesso e o cidadão tenha sido uma vítima, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]