No final de julho, o PicPay anunciou uma alteração no rendimento da conta. Para alguns usuários, o modelo de rendimentos passou a ter aplicação em Certificado de Depósito Interbancário (CDB). Este é um título de renda fixa, emitido por uma instituição financeira.
Quando o dinheiro está investido em CDB, a quantia é emprestada para um banco. Em troca, a instituição retorna para o usuário os valores com uma rentabilidade acima da poupança. No PicPay, essas aplicações possuem rendimentos de 102% do CDI.
De acordo com o PicPay, em breve, para o saldo continuar rendendo, o cliente precisará estar com a opção do CDB ativada. Atualmente, o tipo de aplicação em CDB está sendo liberado aos poucos para a base de usuários da fintech.
Quando estiver disponível, o saldo será investido automaticamente. Para isso, o cliente precisa verificar se a opção de CDB está ativada na conta:
- Na página inicial do aplicativo, toque na foto de perfil;
- Escolha a opção “Configuração de rendimentos” e mantenha a opção do CDB ativada.
Enquanto o CDB não estiver disponível para o respectivo cliente, o dinheiro seguirá investido em títulos públicos. No caso desta aplicação, o valor em carteira fica investido em títulos garantidos pelo governo federal.
Principais mudanças com novo modelo de rendimento do PicPay
Com a aplicação em CDBs no PicPay, o saldo passa a contar com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Esta é uma proteção que garante uma cobertura de até R$ 250 mil por CPF.
Todo o dinheiro em carteira proporciona rendimentos de 102% do CDI, independentemente do valor.
Outra mudança é a incidência de Imposto de Operações Financeiras (IOF). Neste primeiro momento, o cliente pode observar uma oscilação no rendimento, pois o CDB tem uma cobrança regressiva de IOF. O desconto é maior no primeiro dia, mas vai caindo até ficar isento após 30 dias.
Este imposto é retido antes mesmo da quantia ir para a carteira. Sendo assim, os valores que estiverem na carteira é totalmente do usuário.
O que segue igual com novo modelo de rendimento do PicPay
O usuário seguirá contando com liquidez diária. Ou seja, o rendimento continuará ocorrendo em todos os dias úteis.
O saldo continuará disponível para quando a pessoa quiser. Os valores podem ser usados para pagamentos e transferências a qualquer momento.
Os rendimentos ainda seguirão tendo cobrança de Imposto de Renda (IR), que também reduz ao longo do tempo. Este imposto também é retido antes de ir para a carteira.