Também conhecido como “nome sujo”, a inadimplência pode dificultar a busca pelo crédito. Saiba mais!
Estar com dívidas pode ser bem complicado para a nossa vida. Afinal, muitas vezes, precisamos de crédito e o nome sujo pode dificultar essa conquista. Então, para entender o que é negativado e como melhorar essa situação, continue com a gente.
Para conseguir crédito, saiba que os bancos fazem uma análise completa sobre a sua vida financeira. Dessa forma, a instituição precisa ter certeza de que você consegue honrar com os pagamentos em dia.
É a mesma coisa de emprestar dinheiro para um amigo ou um familiar. Ou seja, você vai analisar se a pessoa consegue te pagar, se você já emprestou dinheiro no passado para ela e foi pago, dentre outras particularidades.
Entenda se é possível conseguir crédito estando negativado, o que significa negativado e aproveite as dicas!
Cartão de crédito para negativado é possível?
O cartão de crédito é uma forma de empréstimo por parte do banco. Por isso, pode ser difícil conseguir com o nome sujo. Ainda assim, existe cartão de crédito para negativado com limite.
Existem algumas opções que você pode solicitar, como um cartão consignado, pré-pago e até mesmo um atrelado a sua conta corrente. Mas tenha em mente que será difícil o acesso a este produto.
Vale o aviso! Esta não é uma regra! Cartão de crédito para negativado existe, até mesmo nas opções tradicionais. A avaliação vai depender de cada banco ou instituição financeira.
O que é negativado?
Quando uma pessoa tem uma dívida, ou seja, deixou de pagar alguma conta em dia, ela pode ter o nome protestado. Assim como é conhecido o famoso “nome sujo”. O CPF entra no sistema dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista.
Existem também os sistemas internos dos bancos e financeiras. Nesse sentido, ao dever para algum banco, por exemplo, você fica negativado nessa instituição.
Seja qual for o cenário, isso quer dizer que, para o mercado, você é um mau pagador. Por isso fica muito mais difícil conseguir um crédito, ou quando obtém, as taxas de juros são bem altas.
Quanto tempo para ficar negativado no Serasa e outros órgãos?
Antes de entender o tempo, saiba que cada empresa pode trabalhar com um órgão de proteção ao crédito. Ou seja, tem umas que mandam o nome para o Serasa, outras para o SPC e assim por diante.
Agora que você sabe o que é estar negativado, é importante entender que o tempo para ficar negativado pode ser bem menos do que você imagina. Não é preciso meses nem anos para que isso aconteça. Na verdade, um dia de atraso pode ser configurado como inadimplência.
Por isso, as empresas podem começar o processo de negativação. É difícil? Sim. Primeiramente é priorizado o contato e a solução para o pagamento. Entretanto, isso não é uma norma.
Como saber se o nome está negativado?
Quando você está com o nome sujo, ou seja, com o CPF em órgãos como Boa Vista, SPC e Serasa, qualquer empresa pode consultar essa base de dados. Por isso, você também deve ter essa informação.
Para saber se o nome está negativado, basta acessar os sites dessas empresas de proteção ao crédito. Muitos brasileiros nem têm ideia que estão com o nome sujo.
O Serasa e Boa Vista disponibilizam uma consulta simples, fácil e gratuita por meio dos sites. Basta se cadastrar e informar todos os seus dados corretamente. Dessa forma você já pode conferir sua situação na hora.
O site do SPC permite consultas, mas mediante o pagamento de uma taxa.
O que significa negativado na vida pessoal?
São diversos problemas que você pode encontrar ao estar negativado. Desde fazer compras, conseguir um financiamento e até mesmo redução de formas de pagamento em serviços.
Um dos primeiros pontos negativos é a dificuldade em encontrar crédito. E, como dissemos, quando você encontra um empréstimo, financiamento e até um cartão, os juros costumam ser altos. Por isso é fundamental procurar limpar o nome.
Como conseguir crédito?
Estar negativado é uma dor de cabeça tremenda e pode implicar em algumas decisões na nossa vida. Por isso, a melhor coisa que você pode fazer é começar a se organizar.
Essa organização tem muito a ver com a educação financeira. Limpar o nome não é tão fácil, sabemos. Entretanto, é preciso começar. Defina seu planejamento financeiro pessoal. Isso serve para conhecer seus gastos fixos e variáveis e entender onde é possível economizar ou cortar despesas.
Confira 3 dicas para limpar o seu nome e conseguir crédito:
Procure quem você deve
Assim que você estiver com o controle da sua vida financeira, um bom passo que você pode dar para se livrar das dívidas é procurar quem você deve. Não espere a dívida ser extinta ou chegar até as instâncias judiciais.
Uma boa conversa pode resolver suas pendências. Negocie os juros e outras taxas. Além disso, você pode conseguir boas condições de pagamento e se livrar da dívida.
Fique de olho também nos feirões de limpa nome. São ótimas oportunidades para regularizar a sua situação de forma mais fácil.
Utilize o cartão como um aliado
O cartão de crédito não é o vilão da sua vida financeira. Ao contrário, ele pode ser um ótimo aliado na hora de controlar os gastos ao concentrar as compras em um único lugar e acompanhar suas despesas mensais.
Aposte nos aplicativos e não perca o foco da sua organização financeira.
Utilize um Gerenciador Financeiro
Falando em aplicativo, com um Gerenciador Financeiro, você consegue controlar e acompanhar seus gastos, de onde estiver. Para controle financeiro, você pode utilizar o aplicativo da Mobills.
Cadastre suas contas e cartões e tenha controle sobre uma das partes mais importantes da sua vida: a financeira. Dessa forma você garante que está por dentro do que acontece com o seu dinheiro e ainda se planeja para o futuro.
Gostou das dicas? Compartilhe essas dicas com aquele seu amigo que precisa saber o que é negativado e como conseguir o tão sonhado crédito.