Quase metade dos EMPRÉSTIMOS de fintechs são para ESTE motivo no RJ

No Rio de Janeiro, quase metade dos empréstimos realizados pela população são para abrir o próprio negócio ou investir na própria empresa. Em junho, de todas as solicitações feitas, 45,6% são para esse objetivo. O levantamento foi realizado pela Provu, fintech de meio de pagamento e crédito pessoal.

Quase metade dos EMPRÉSTIMOS de fintechs são para ESTE motivo no RJ
Quase metade dos EMPRÉSTIMOS de fintechs são para ESTE motivo no RJ
(Imagem: Montagem/FDR)

Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número de solicitações de empréstimos para abrir o próprio negócio ou investir na própria companhia aumentou 20% no Rio de Janeiro.

Em todos os meses, a plataforma da Provu recebe um volume de aproximadamente 100 mil pedidos de empréstimos — de todos os estados do Brasil.

Segundo o CMO da Provu, Bruno Borges, este número vem elevando. O executivo afirma que os grandes motivos que levam o empreendedor a procurar financiamento como pessoa física são:

  • facilidade de realizar uma solicitação de empréstimos de modo totalmente online; e
  • existência de barreiras burocráticas para conseguir crédito para pequenos negócios, como tempo de CNPJ e falta de garantias.

Outras motivações para solicitar empréstimos no Rio de Janeiro

O levantamento ainda mostra que houve uma leve queda nos pedidos de crédito para pagamento de dívidas em geral — como cartão de crédito, empréstimos, cheque especial, entre outros.

Em junho do ano passado, essa motivação representava 29% das solicitações. Já no sexto mês deste ano, o nível recuou para 27,5%.

As solicitações de crédito para cobrir gastos com a casa também apresentam tendência de queda. O patamar recuou de 15% par 9,8%, na comparação entre junho de 2021 e 2022.

Apesar disso, a pesquisa revela que houve aumento nos pedidos de crédito para gastos com educação. Na base anual, o percentual subiu de 4% para 6,10%.

Milhares de clientes já foram atendidos pela Provu

A Provu é uma das maiores fintechs de empréstimo pessoal do Brasil, com atuação no país desde 2015. A empresa surgiu com o nome de Lendico, mas mudou a marca, no ano passado, por uma decisão estratégica de reposicionamento e maior alcance dos produtos financeiros.

Desde que começou a operar no país, a fintech Provu já emprestou mais de R$ 750 milhões. Ao todo, mais de 90 mil clientes foram atendidos pela empresa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.