GOLPES no INSS: saiba como EVITAR FRAUDES utilizando o seu nome

Os golpes começaram a ficar frequentes após a inclusão digital de públicos de todas as idades, com o aumento no número de operações, também cresceu o número de golpes, sendo os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) as vítimas favoritas desses bandidos.

INSS: conheça 14 doenças que podem liberar um BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO
GOLPES no INSS: saiba como evitar fraudes utilizando o seu nome. (Imagem: FDR)

Por isso, essa parte do público precisa estar mais atenta aos golpistas que entram contato se passando como representantes do INSS ou, ainda, funcionários de instituições bancárias nas quais o benefício é pago.

 Eles usam linguagens técnicas que podem muito bem enganar um idoso desavisado. A intenção deles é ter acesso a dados pessoais da vítima. Evitar passar dados por telefone sem comprovação de pelo menos parte dos dados é imprescindível.

Golpe da antecipação de empréstimo

Outro golpe que está se tornando comum, consiste na antecipação de um falso empréstimo com condições muito simples, para que seja possível liberar o dinheiro quase que instantaneamente.

O golpista solicita que a pessoa faça um depósito antecipado de um determinado valor para garantir a proposta, como uma espécie de valor de caução. O que não é comum em qualquer operação bancária.

O Banco Central possui um serviço que você pode ficar sabendo como funciona a liberação de empréstimos de cada instituição financeira. As instituições bancárias são proibidas por lei, de solicitar depósito de pagamento antecipado para concessão de crédito. 

Golpe do boleto

O golpe consiste em criar um falso boleto que é enviado por e-mail ao aposentado. Na hora que a vítima vai digitar o código de barras para fazer o pagamento, o dinheiro é direcionado para a conta do golpista.

Quais são os canais oficiais do INSS?

Se você tiver dúvidas sobre qualquer coisa relacionada ao seu benefício ou golpes que você sofreu, acesse o site ou aplicativo “Meu INSS” (disponível para Android e iOS). Também é possível ligar para a central de atendimento, telefone 135.

É importante ficar atento a todos os alertas de segurança do site como o cadeado perto do endereço, que garante a criptografia dos dados. É interessante também em caso de dúvida, entrar em contato com a instituição para evitar qualquer ônus. Segurança nunca é demais nesses casos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!