O 5G já está em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. Essa nova tecnologia deve beneficiar os clientes das operadoras de telefonia móvel, e gerar diversas vagas de emprego; confira mais detalhes.
O Brasil começa a “experimentar” o 5G e ele deve oferecer mais do que apenas a tecnologia que melhorará a qualidade das ligações. O 5 G também deve gerar milhares vagas de emprego pelo país e o melhor, com salários que podem chegar a cerca de R$ 13 mil.
Para Renato Citrini, gerente de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung, uma das vantagens dessa tecnologia é a confiabilidade que ela traz.
“Se você perguntar para todo mundo que sabe um pouquinho sobre 5G, qual o diferencial da rede, a primeira resposta é a conexão mais rápida. Mas temos um segundo ponto que é a confiabilidade. Um comando dado na rede [5G] é realmente respondido. Se você clica para entrar em um link, aquele link não se perde. A latência é rápida”, explica.
Vagas de emprego geradas pelo 5G
O coordenador de tecnologia do IP Facens (Instituto de Pesquisa do Centro Universitário Facens), Roberto Netto, o cargo de agile coach como uma das grandes apostas para quem deseja trabalhar com essa tecnologia.
É importante lembrar que na área de tecnologia a qualificação e preparação são extremamente importantes, assim, os interessados em atuar nesse e em outros cargos relacionados ao 5G devem buscar conhecimentos como:
- Realidade virtual/aumentada ou realidade mista
- Inteligência artificial
- Computação de borda
- IoT (Internet of Things, Internet das coisas, em inglês)
- Machine Learning;
- Metaverso;
- Análise de Dados;
- Metodologias Ágeis.
Inclusive, esses conceitos atualmente são bem mais aplicados na área de tecnologia e a tendência é de que, futuramente, profissionais de mais áreas necessitem desses conhecimentos.
Além disso, transição de carreira é uma opção bastante viável para quem está em busca de trilhar novos caminhos.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.