5G deve gerar MILHARES vagas de emprego com salários ATRATIVOS no Brasil

O 5G já está em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. Essa nova tecnologia deve beneficiar os clientes das operadoras de telefonia móvel, e gerar diversas vagas de emprego; confira mais detalhes.

5G deve gerar MILHARES vagas de emprego com salários ATRATIVOS no Brasil
5G deve gerar MILHARES vagas de emprego com salários ATRATIVOS no Brasil (Imagem: Montagem/FDR)

O Brasil começa a “experimentar” o 5G e ele deve oferecer mais do que apenas a tecnologia que melhorará a qualidade das ligações. O 5 G também deve gerar milhares vagas de emprego pelo país e o melhor, com salários que podem chegar a cerca de R$ 13 mil.

Para Renato Citrini, gerente de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung, uma das vantagens dessa tecnologia é a confiabilidade que ela traz.

“Se você perguntar para todo mundo que sabe um pouquinho sobre 5G, qual o diferencial da rede, a primeira resposta é a conexão mais rápida. Mas temos um segundo ponto que é a confiabilidade. Um comando dado na rede [5G] é realmente respondido. Se você clica para entrar em um link, aquele link não se perde. A latência é rápida”, explica.

Vagas de emprego geradas pelo 5G

O coordenador de tecnologia do IP Facens (Instituto de Pesquisa do Centro Universitário Facens), Roberto Netto, o cargo de agile coach como uma das grandes apostas para quem deseja trabalhar com essa tecnologia.

É importante lembrar que na área de tecnologia a qualificação e preparação são extremamente importantes, assim, os interessados em atuar nesse e em outros cargos relacionados ao 5G devem buscar conhecimentos como:

  • Realidade virtual/aumentada ou realidade mista
  • Inteligência artificial
  • Computação de borda
  • IoT (Internet of Things, Internet das coisas, em inglês)
  • Machine Learning;
  • Metaverso;
  • Análise de Dados;
  • Metodologias Ágeis.

Inclusive, esses conceitos atualmente são bem mais aplicados na área de tecnologia e a tendência é de que, futuramente, profissionais de mais áreas necessitem desses conhecimentos.

Além disso, transição de carreira é uma opção bastante viável para quem está em busca de trilhar novos caminhos.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.