Como saber se meu CADASTRO ÚNICO está ativo? siga esse passo a passo para CONSULTAR

Pontos-chave
  • A consulta ao status cadastral da família pode ser feita online no Cadastro Único;
  • Governo tem convocado alguns beneficiários para regularizar sua ficha;
  • Embora há opções online, todo processo é feito presencialmente no CRAS.

O Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal é usado como uma referência para inclusão de brasileiros em programas sociais. No programa são inscritas famílias que vivem em vulnerabilidade social e procuram ser assistidas de alguma forma pelo poder público, seja de âmbito federal, estadual ou municipal. A novidade é a possibilidade de consultar o status do seu cadastro online.

A inscrição no Cadastro Único é feita de forma presencial, quando um representante da família comparece ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A partir de uma entrevista que visa conhecer mais sobre a composição familiar, o grupo é inscrito nesta base de dados e passa a ser reconhecido pelo governo.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, a inscrição no CadÚnico não garante a entrada imediata ao Auxílio Brasil ou qualquer outro programa. Na verdade este é um critério para fazer parte dos benefícios sociais, mas o início dos pagamentos depende de outros pontos.

A seleção é feita considerando uma ordem de prioridades, em que são consideradas quais pessoas compõem a família. Aquelas com crianças, gestantes e chefiadas por mulheres ganham preferência na inclusão de programas sociais. O orçamento do poder público para novas entradas também é considerado.

O ideal é que periodicamente as famílias atualizem seus dados no Cadastro Único a fim de que o governo possa reconhecer quais os benefícios estas necessitam. Além de ser uma obrigatoriedade, já que a cada dois anos os inscritos devem atualizar seus dados.

Quem pode fazer a inscrição no CadÚnico?

Antes de procurar um ponto de atendimento do CRAS, o representante da família deve conferir se cumprem com os requisitos necessários para inscrição no CadÚnico. De acordo com o Ministério da Cidadania são autorizados a fazer sua inclusão na base de dados do governo:

  • Famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
  • Famílias que possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Inscrição no Cadastro Único

O governo federal disponibilizou uma plataforma de pré-cadastro no Cadastro Único de forma online, mas confirma que o procedimento somente pode ser feito de maneira presencial. O uso do recurso virtual serve para adiantar a entrevista que será finalizada no atendimento direto no CRAS.

Basta que o cidadão siga o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Cadastro Único ou o site do programa;
  • Selecione a opção “Pre-cadastro”;
  • Dê continuidade acessando o portal do GOV.br com CPF e senha ou crie seu login;
  • Preencha a ficha de inscrição e confirme.

Feito o pré-cadastro o cidadão tem o prazo de 120 dias para comparecer em uma unidade do CRAS e finalizar a inscrição da sua família. Caso contrário o processo online será invalidado e uma nova ficha precisará ser preenchida.

Como consultar o status do Cadastro Único

Quem realizou a inscrição no Cadastro Único em algum momento, mas por algum tipo de infração não sabe se continua com seu status ativo, pode fazer a consulta online. Além disso, esta consulta serve para que a família verifique se há necessidade de revisão ou averiguação de dados.

Não é necessário fazer nenhum tipo de login na “Consulta simples”, a “Consulta completa” no entanto depende do acesso também ao Gov.br. As duas opções estão disponíveis no site ou aplicativo. Veja como fazer:

  • Acesse o site ou aplicativo do Cadastro Único;
  • Ao clicar em “Consulta simples” preencha o formulário com: nome completo, nome da mãe, data de nascimento, estado e cidade de cadastro. Confirme;
  • Ao clicar em “Consulta completa” faça login com Gov.br;
  • O portal vai informar com detalhes qual o atual status da família no CadÚnico, suas informações pessoais e a última data de atualização.

Atualização de dados

Ao verificar sua inscrição no CadÚnico e perceber que a situação cadastral indica necessidade de averiguação cadastral, o responsável pela família deve procurar o CRAS até 12 de agosto de 2022. Este status indica que algum dado está incorreto ao fazer o cruzamento de informações entre as bases do governo.

A opção de revisão cadastral pode ser feita até 14 de outubro deste ano, e indica que os dados devem ser atualizados. Quem não faz a atualização desde 2016 e 2017 está sendo convocado a comparecer no CRAS para regularização.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com