- A consulta ao status cadastral da família pode ser feita online no Cadastro Único;
- Governo tem convocado alguns beneficiários para regularizar sua ficha;
- Embora há opções online, todo processo é feito presencialmente no CRAS.
O Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal é usado como uma referência para inclusão de brasileiros em programas sociais. No programa são inscritas famílias que vivem em vulnerabilidade social e procuram ser assistidas de alguma forma pelo poder público, seja de âmbito federal, estadual ou municipal. A novidade é a possibilidade de consultar o status do seu cadastro online.
A inscrição no Cadastro Único é feita de forma presencial, quando um representante da família comparece ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A partir de uma entrevista que visa conhecer mais sobre a composição familiar, o grupo é inscrito nesta base de dados e passa a ser reconhecido pelo governo.
Diferente do que muitas pessoas imaginam, a inscrição no CadÚnico não garante a entrada imediata ao Auxílio Brasil ou qualquer outro programa. Na verdade este é um critério para fazer parte dos benefícios sociais, mas o início dos pagamentos depende de outros pontos.
A seleção é feita considerando uma ordem de prioridades, em que são consideradas quais pessoas compõem a família. Aquelas com crianças, gestantes e chefiadas por mulheres ganham preferência na inclusão de programas sociais. O orçamento do poder público para novas entradas também é considerado.
O ideal é que periodicamente as famílias atualizem seus dados no Cadastro Único a fim de que o governo possa reconhecer quais os benefícios estas necessitam. Além de ser uma obrigatoriedade, já que a cada dois anos os inscritos devem atualizar seus dados.
Quem pode fazer a inscrição no CadÚnico?
Antes de procurar um ponto de atendimento do CRAS, o representante da família deve conferir se cumprem com os requisitos necessários para inscrição no CadÚnico. De acordo com o Ministério da Cidadania são autorizados a fazer sua inclusão na base de dados do governo:
- Famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
- Famílias que possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
Inscrição no Cadastro Único
O governo federal disponibilizou uma plataforma de pré-cadastro no Cadastro Único de forma online, mas confirma que o procedimento somente pode ser feito de maneira presencial. O uso do recurso virtual serve para adiantar a entrevista que será finalizada no atendimento direto no CRAS.
Basta que o cidadão siga o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Cadastro Único ou o site do programa;
- Selecione a opção “Pre-cadastro”;
- Dê continuidade acessando o portal do GOV.br com CPF e senha ou crie seu login;
- Preencha a ficha de inscrição e confirme.
Feito o pré-cadastro o cidadão tem o prazo de 120 dias para comparecer em uma unidade do CRAS e finalizar a inscrição da sua família. Caso contrário o processo online será invalidado e uma nova ficha precisará ser preenchida.
Como consultar o status do Cadastro Único
Quem realizou a inscrição no Cadastro Único em algum momento, mas por algum tipo de infração não sabe se continua com seu status ativo, pode fazer a consulta online. Além disso, esta consulta serve para que a família verifique se há necessidade de revisão ou averiguação de dados.
Não é necessário fazer nenhum tipo de login na “Consulta simples”, a “Consulta completa” no entanto depende do acesso também ao Gov.br. As duas opções estão disponíveis no site ou aplicativo. Veja como fazer:
- Acesse o site ou aplicativo do Cadastro Único;
- Ao clicar em “Consulta simples” preencha o formulário com: nome completo, nome da mãe, data de nascimento, estado e cidade de cadastro. Confirme;
- Ao clicar em “Consulta completa” faça login com Gov.br;
- O portal vai informar com detalhes qual o atual status da família no CadÚnico, suas informações pessoais e a última data de atualização.
Atualização de dados
Ao verificar sua inscrição no CadÚnico e perceber que a situação cadastral indica necessidade de averiguação cadastral, o responsável pela família deve procurar o CRAS até 12 de agosto de 2022. Este status indica que algum dado está incorreto ao fazer o cruzamento de informações entre as bases do governo.
A opção de revisão cadastral pode ser feita até 14 de outubro deste ano, e indica que os dados devem ser atualizados. Quem não faz a atualização desde 2016 e 2017 está sendo convocado a comparecer no CRAS para regularização.