Como saber se meu FGTS está ativo e com renda? Siga esse passo a passo para consultar

Mensalmente o trabalhador tem 8% do seu salário bruto depositado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O saldo acumulado poderá ser usado pelo cidadão caso seja demitido sem justa causa, ou em algumas outras situações específicas. A Caixa Econômica Federal fica responsável por administrar o saldo do fundo de garantia.

Como saber se meu FGTS está ativo e com renda? Siga esse passo a passo para consultar
Como saber se meu FGTS está ativo e com renda? Siga esse passo a passo para consultar (Imagem: FDR)

É responsabilidade da empresa fazer o depósito do fundo de garantia e assim somar saldo na conta do trabalhador. Existem duas opções de contas do FGTS, ativa e inativa, sendo a primeira referente ao contrato de pagamento que está em funcionamento. E a inativa é de um trabalho que já acabou, mas não permitiu o saque do benefício.

O trabalhador não tem direito de receber o saldo acumulado no FGTS se ele for demitido por justa causa. Logo, a sua conta se torna inativa e somente poderá ser movimentada em casos isolados, por exemplo, na opção do saque extraordinário em que a conta inativa pode inclusive ser zerada.

Enquanto isso, o saldo acumulado na conta ativa poderá ser recebido em outras situações. No saque aniversário, saque extraordinário, para uso do financiamento da casa própria, ou na demissão sem justa causa. Ao ser demitido ou se aposentar, o trabalhador pode ainda receber integralmente o valor somado.

Consulte o saldo do FGTS

Para descobrir quanto há disponível no saldo do FGTS, se existem contas inativas e as opções de saques, o trabalhador deve acessar o aplicativo do fundo de garantia. Antes tudo poderia ser resolvido no site da Caixa, mas agora passou exclusivamente para o aplicativo.

O login, no entanto, é o mesmo usado para acesso ao banco, devendo inserir o número do CPF e informar ou criar uma senha. Em seguida, o trabalhador terá a sua disposição opções como:

  • Extrato de pagamentos – em que é possível consultar os depósitos feitos na conta;
  • Portabilidade de saque rescisão para saque aniversário, ou vice versa;
  • Pedido de saque digital;
  • Opção de autorizar bancos a consultarem seu FGTS, para fins de empréstimo;
  • Autorizar o recebimento do saldo por SMS.

O pedido para receber alguma das modalidades de saque do FGTS também é feita no app, ao autorizar o recebimento o dinheiro pode ser depositado na conta da Caixa ou em outra a ser informada pelo trabalhador.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]