Começou nesta segunda-feira (1) o pagamento para aproximadamente 12,1 milhões de brasileiros. Trata-se de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cujo pagamento é maior que um salário mínimo, ou seja, R$ 1.212. Os créditos são repassados para dois grupos por dia, além de dar continuidade ao cronograma daqueles que recebem até um salário.
No cronograma que paga salários acima de R$ 1.212, dois grupos recebem por dia. O calendário do INSS é organizado com base no último número do benefício, aquele que antecede o hífen. Nesta segunda-feira, 1, por exemplo, recebem aqueles com inscrição de final 1 e 6, dia a dia um novo grupo será beneficiado.
Aqueles cujo pagamento são de até um salário mínimo e têm inscrição final 6 também recebem no dia 1 de agosto. Esta primeira semana do mês vai finalizar o cronograma referente a folha de julho, este que começou a fazer os repasses no dia 25 de julho.
A consulta ao cronograma de pagamentos pode ser feita no aplicativo Meu INSS, por lá o aposentado ou pensionista também é notificado sobre a data de repasse do seu benefício e pode acompanhar os depósitos.
Quem recebe o pagamento do INSS
O INSS é responsável por fazer o repasse dos salários previdenciários, além de analisar e deferir os pedidos a respeito destes benefícios. Atualmente, pelo menos 36 milhões de brasileiros têm acesso aos pagamentos da Previdência Social.
Do total, 31,8 milhões são previdenciários, isto é, incluem repasses como aposentadorias e pensões. Enquanto 4,8 milhões são assistenciais, como Benefícios de Prestação Continuada (BPC/Loas) pago para pessoas de baixa renda com deficiência, ou com mais de 65 anos.
No caso do BPC não é preciso comprovar contribuição ao Instituto, porque se trata de um pagamento de assistência. No entanto, este benefício não libera 13° salário e não deixa pensão por morte.
Segundo informações do próprio INSS, 19,6 milhões desses beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), quase 60% recebem até um salário mínimo e cerca de 12,1 milhões acima do piso.
Calendário de pagamentos
PARA QUEM RECEBE ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO:
- Benefício final 1 – 25 de julho;
- Benefício final 2 – 26 de julho;
- Benefício final 3 – 27 de julho;
- Benefício final 4 – 28 de julho;
- Benefício final 5 – 29 de julho;
- Benefício final 6 – 1 de agosto;
- Benefício final 7 – 2 de agosto;
- Benefício final 8 – 3 de agosto;
- Benefício final 9 – 4 de agosto;
- Benefício final 0 – 5 de agosto.
PARA QUEM RECEBE ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO:
- Benefício final 1 ou 6 – 1 de agosto;
- Benefício final 2 ou 7 – 2 de agosto;
- Benefício final 3 ou 8 – 3 de agosto;
- Benefício final 4 ou 9 – 4 de agosto;
- Benefício final 5 ou 0 – 5 de agosto.