RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: saiba onde o dinheiro será depositado e como ter acesso

O terceiro lote da restituição do Imposto de Renda é liberado nesta sexta-feira (29). Ainda assim, é alto o número de contribuintes que não fazem ideia de onde o dinheiro será depositado e como ter acesso. 

publicidade
RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: saiba onde o dinheiro será depositado e como ter acesso
RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: saiba onde o dinheiro será depositado e como ter acesso. (Imagem: FDR)

Antes de mais nada, é importante reforçar que a restituição do Imposto de Renda é composta pelo valor pago a mais durante a declaração do tributo perante à Receita Federal. O próprio sistema fiscal é responsável por fazer a comparação automática do valor excedente no imposto.

O cálculo da restituição do Imposto de Renda considera as deduções legais permitidas, como saúde, educação e outras informadas pelo contribuinte no preenchimento da declaração do imposto. O resultado é devolvido através da conta bancária informada no formulário de prestação de contas ao Leão.

publicidade

Se por alguma razão o crédito não foi aceito, os valores podem ser resgatados diretamente no Banco do Brasil (BB), instituição responsável pelo gerenciamento dos tributos. Normalmente, o depósito não ocorre quando há inconsistências com a conta bancária, como quando ela é desativada.

Uma das novidades esse ano é a possibilidade de restituição do Imposto de Renda via Pix. O contribuinte poderá informar sua chave Pix e receber o valor na conta vinculada ao documento.

Até o ano passado, o crédito da restituição só poderia ser efetuado em conta corrente, de pagamento ou de poupança. Com isso o contribuinte passou a contar com mais essa opção de conta para crédito da restituição do imposto.

Consulta da restituição do IRPF

Os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal para conferir se a declaração do Imposto de Renda foi liberada. Após acessar o portal, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar Restituição”.

O procedimento também permite a verificação sobre possíveis pendências capazes de travar a restituição, é o caso da malha fina

Em caso de dúvidas sobre a restituição do Imposto de Renda, também é possível seguir um caminho diferente. Basta acessar o site da Receita Federal e informar alguns dados pessoais, como o CPF e data de nascimento, ambos sem a interferência de traços, pontos ou barras.

publicidade

O portal apresentará todas as informações sobre o contribuinte, como o direito à restituição, o valor, data de depósito e mais. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Calendário da restituição do Imposto de Renda

Lembrando que outros dois lotes da restituição do Imposto de Renda já foram pagos. A prioridade foi dada aos contribuintes que declararam o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) antecipadamente ou dentro do prazo. Agora, de acordo com o cronograma da Receita Federal, os próximos lotes serão pagos nas seguintes datas:

  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.
publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.