RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: saiba onde o dinheiro será depositado e como ter acesso

O terceiro lote da restituição do Imposto de Renda é liberado nesta sexta-feira (29). Ainda assim, é alto o número de contribuintes que não fazem ideia de onde o dinheiro será depositado e como ter acesso. 

RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: saiba onde o dinheiro será depositado e como ter acesso
RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: saiba onde o dinheiro será depositado e como ter acesso. (Imagem: FDR)

Antes de mais nada, é importante reforçar que a restituição do Imposto de Renda é composta pelo valor pago a mais durante a declaração do tributo perante à Receita Federal. O próprio sistema fiscal é responsável por fazer a comparação automática do valor excedente no imposto.

O cálculo da restituição do Imposto de Renda considera as deduções legais permitidas, como saúde, educação e outras informadas pelo contribuinte no preenchimento da declaração do imposto. O resultado é devolvido através da conta bancária informada no formulário de prestação de contas ao Leão.

Se por alguma razão o crédito não foi aceito, os valores podem ser resgatados diretamente no Banco do Brasil (BB), instituição responsável pelo gerenciamento dos tributos. Normalmente, o depósito não ocorre quando há inconsistências com a conta bancária, como quando ela é desativada.

Uma das novidades esse ano é a possibilidade de restituição do Imposto de Renda via Pix. O contribuinte poderá informar sua chave Pix e receber o valor na conta vinculada ao documento.

Até o ano passado, o crédito da restituição só poderia ser efetuado em conta corrente, de pagamento ou de poupança. Com isso o contribuinte passou a contar com mais essa opção de conta para crédito da restituição do imposto.

Consulta da restituição do IRPF

Os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal para conferir se a declaração do Imposto de Renda foi liberada. Após acessar o portal, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar Restituição”.

O procedimento também permite a verificação sobre possíveis pendências capazes de travar a restituição, é o caso da malha fina

Em caso de dúvidas sobre a restituição do Imposto de Renda, também é possível seguir um caminho diferente. Basta acessar o site da Receita Federal e informar alguns dados pessoais, como o CPF e data de nascimento, ambos sem a interferência de traços, pontos ou barras.

O portal apresentará todas as informações sobre o contribuinte, como o direito à restituição, o valor, data de depósito e mais. 

Calendário da restituição do Imposto de Renda

Lembrando que outros dois lotes da restituição do Imposto de Renda já foram pagos. A prioridade foi dada aos contribuintes que declararam o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) antecipadamente ou dentro do prazo. Agora, de acordo com o cronograma da Receita Federal, os próximos lotes serão pagos nas seguintes datas:

  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.