Crescente número de empresas no Brasil faz com que os novos empreendedores busquem mais conhecimento para abrir um negócio de sucesso. O Sebrae e as demais instituições do sistema S oferecem cursos voltados ao empreendedorismo e especialistas dão dicas; confira.
Só no primeiro quadrimestre desse ano, foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas no país.
O número representa os empreendimentos de todos os segmentos, mas, com certeza, o setor de serviços lidera o ranking. Alguns pontos foram levantados pelo Estadão e devem ser observados por quem deseja abrir um negócio de sucesso.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma das principais instituições brasileiras com foco nos empreendedores, oferecendo cursos gratuitos, consultoria, palestras e suporte.
Como abrir um negócio de sucesso?
Antes de se aventurar no mundo do empreendedorismo, é necessário analisar alguns pontos, confira:
1. Liste o que gosta de fazer
Sabe aquela ideia de trabalhar com o que gosta? Esse é o ideal, então, faça uma listagem dos seus pontos fortes, o que te diferencia no mercado que pretende entrar.
Para o gerente de relacionamentos do Sebrae, Enio Pinto, é necessário se fazer uma pergunta: “Onde eu sou melhor que a média?”.
2. Planeje
Tenha em mente que um dos pontos principais é o planejamento, coloque no papel o que deseja fazer, suas metas a curto e longo prazo; mas, lembre que é necessário começar pequeno para conseguir manter o crescimento.
“Um bom plano de negócios aperfeiçoa a ideia, tornando-a clara. Facilita a apresentação da empresa a sua equipe, aos fornecedores e potenciais clientes. Além de analisar os pontos fortes e fracos do negócio e avaliar o empreendimento por meio da comparação entre o que foi previsto e o que efetivamente foi realizado”, comenta a professora de empreendedorismo do Senac São Paulo Giovana Cunto.
Pense em quão inovadora é a sua ideia, de que modo ela poderá se destacar.
3. Conhecimento contínuo
Para permanecer em crescimento o empreendedor precisa buscar se manter atualizado, além disso, o empreendedor precisa ter múltiplos conhecimentos.
Por exemplo, para abrir um negócio de alimentação, não basta saber cozinhar, é importante conhecer fluxo de caixa, entre outros aspectos.
4. Pessoal e profissional não se misturam
É importante separar suas contas de pessoa física e de pessoa jurídica, até para não cometer o erro de pagar uma despesa pessoal com o dinheiro que deveria ser destinado à empresa.
Um ponto importante é entender que o faturamento não vem imediatamente.
“O negócio não começa exatamente como a gente quer. O faturamento aumenta gradualmente”, explica o vice-presidente de Crescimento da Contabilizei, Guilherme Soares.
5. Construa uma rede de fornecedores
Esse ponto é extremamente importante por alguns aspectos: primeiro para manter a qualidade dos seus serviços e segundo para não ter imprevistos e problemas com as empresas.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.