Está pensando em ABRIR UM NEGÓCIO? Essas dicas podem te ajudar a ter SUCESSO

Empreender vem sendo uma prática cada vez mais comum no Brasil. Diante dos apertos no mercado de trabalho, os cidadãos estão buscando abrir o próprio negócio. Trata-se de um grande desafio, principalmente para aqueles que não tiveram uma formação administrativa. Abaixo, um especialista traz dicas importantes para aqueles que estão começando. Acompanhe.

publicidade

O empreendedor inicia sua jornada muitas vezes sem visibilidade do que o espera e vai descobrindo ao longo do caminho quais as dificuldades. Dessa forma, ele vai se capacitando também ao longo do caminho, a medida que encontra os desafios.

Investir no próprio negócio requer mais do que ter uma boa ideia, é preciso de planejamento, disciplina e investimento. Roque Almeida, fundador da Matter&Co, consultor, professor, investidor e conselheiro de empresas nos concedeu uma entrevista exclusiva.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

No texto abaixo, ele orienta os empreendedores em início de carreira sobre como fazer o negócio decolar. Acompanhe:

publicidade

Tenho uma ideia, e agora como sair do lugar?

Uma boa ideia é aquela que é viável, ou seja, que resolve problemas para alguém e traz lucro.  Sendo assim, é preciso testar a ideia para saber o potencial que ela tem. Esses testes podem ser feitos com protótipos, por exemplo, que vão trazer elementos iniciais sobre produto ou serviço e preço. O melhor é estruturar um plano de negócio para organizar esses parâmetros em projeções e entender o esforço para tirar a ideia do papel.

Como empreender no novo mundo?

A pandemia trouxe novas realidades que devem ser consideradas como contexto para todas as empresas. Para novas empresas, é importante entender o que a pandemia trouxe de impacto no segmento, se os clientes estão ou não mais propensos a utilização de meios digitais e se inclusive é possível ter uma empresa sem uma estrutura física grande.

Como parar um negócio de pé?

Um negócio precisa de receita entrando e custos e despesas controlados para garantir a sustentabilidade.

Inicialmente, um negócio precisa de respiro até conseguir se sustentar. Esse respiro é o capital de giro. Assim, o empreendedor precisa considerar na conta qual a necessidade de capital de giro terá para conseguir de alguma forma esse recurso.

Todavia, a questão aqui não é respondida somente com análise de fluxo de caixa. Isso é importante, mas é preciso que a empresa tenha receita, vendas realizadas para parar de pé.

Como vender o seu peixe?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, vender não é somente dom e pode ser estruturado como processo na empresa. É preciso entender quem é o seu cliente e como é sua decisão de compra, de modo que o processo comercial possa intervir em momentos chave, facilitando a decisão positiva do cliente. Construir um pipeline inteligente pode garantir o fluxo de vendas.

https://www.youtube.com/watch?v=U1GgZaMffvY

Como gerenciar uma empresa?

Empresas devem ser orientadas a resultado. Dessa forma, é preciso colecionar dados, para conseguir analisar informações e tomar decisões assertivas.

Logo, gerenciar uma empresa passa por saber quais informações são primordiais para a tomada de decisão. E claro, a capacidade de tomar essas decisões.

Como organizar o seu dinheiro e sua necessidade de capital?

O dinheiro do empreendedor não deve nunca ser o dinheiro da empresa e vice e versa. O empreendedor que trabalha no negócio deve ter seu salário pago, não podendo ter essa mistura. Não podemos também imputar ao novo negócio o pênalti de ter que pagar altos salários ao empreendedor, sem caber no fluxo de caixa. Sendo assim, o empreendedor deve se organizar, fazendo uma reserva, para ter mais tranquilidade para empreender.

publicidade

Como organizar o seu dia-a-dia para focar no que é importante?

O dia a dia do empreendedor se resume em apagar incêndios, buscar dinheiro, buscar pessoas e pautas estratégicas. É fundamental analisar qual gasto de energia com cada um desses papéis. Apagar incêndios e buscar dinheiro são os papéis mais emergenciais e, portanto, aqueles que em geral o empreendedor coloca sua força. Porém, o que fará a empresa crescer para outros patamares é passar essas pautas emergenciais para outras pessoas e direcionar o empreendedor para pautas estratégicas e buscar pessoas.

Como elaborar e executar um plano?

Criar um plano é fazer escolhas, organizar passos futuros, criando assim um caminho. O exercício de planejar deve ser colocado na rotina para que possa se tornar um hábito. Elaborar um plano já foi uma ação grande e pontual em determinado momento, mas agora, com tantas e rápidas mudanças, deve ser uma ação diária, onde se executa – avalia – replaneja.

Como liderar pessoas?

Liderar consiste em fazer com que os outros façam. Para fazer o outro fazer, é preciso engajar, ou seja, não apenas mostrar o navio que precisa ser feito, mas o como é bom e grandioso navegar. Dar visão às pessoas envolvidas atribui sentido e constrói propósito.

publicidade

 O que devo saber para empreender?

Por mais que você estude, empreender trará grandes lições e aprendizados. Mas sempre é bom se antecipar ao que virá. Estar atualizado com o segmento de mercado, por mais que você domine, sempre pode oxigenar as ideias e trazer inovação. Além disso, estudar gestão pode te ajudar a criar melhores caminhos para gerenciar sua empresa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!