Especialistas dão DICAS para quem quer abrir um NEGÓCIO DE SUCESSO

Crescente número de empresas no Brasil faz com que os novos empreendedores busquem mais conhecimento para abrir um negócio de sucesso. O Sebrae e as demais instituições do sistema S oferecem cursos voltados ao empreendedorismo e especialistas dão dicas; confira.

Só no primeiro quadrimestre desse ano, foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas no país.

O número representa os empreendimentos de todos os segmentos, mas, com certeza, o setor de serviços lidera o ranking. Alguns pontos foram levantados pelo Estadão e devem ser observados por quem deseja abrir um negócio de sucesso.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma das principais instituições brasileiras com foco nos empreendedores, oferecendo cursos gratuitos, consultoria, palestras e suporte.

Como abrir um negócio de sucesso?

Antes de se aventurar no mundo do empreendedorismo, é necessário analisar alguns pontos, confira:

1. Liste o que gosta de fazer

Sabe aquela ideia de trabalhar com o que gosta? Esse é o ideal, então, faça uma listagem dos seus pontos fortes, o que te diferencia no mercado que pretende entrar.

Para o gerente de relacionamentos do Sebrae, Enio Pinto, é necessário se fazer uma pergunta: “Onde eu sou melhor que a média?”.

2. Planeje

Tenha em mente que um dos pontos principais é o planejamento, coloque no papel o que deseja fazer, suas metas a curto e longo prazo; mas, lembre que é necessário começar pequeno para conseguir manter o crescimento.

 “Um bom plano de negócios aperfeiçoa a ideia, tornando-a clara. Facilita a apresentação da empresa a sua equipe, aos fornecedores e potenciais clientes. Além de analisar os pontos fortes e fracos do negócio e avaliar o empreendimento por meio da comparação entre o que foi previsto e o que efetivamente foi realizado”, comenta a professora de empreendedorismo do Senac São Paulo Giovana Cunto.

Pense em quão inovadora é a sua ideia, de que modo ela poderá se destacar.

3. Conhecimento contínuo

Para permanecer em crescimento o empreendedor precisa buscar se manter atualizado, além disso, o empreendedor precisa ter múltiplos conhecimentos.

Por exemplo, para abrir um negócio de alimentação, não basta saber cozinhar, é importante conhecer fluxo de caixa, entre outros aspectos.

4. Pessoal e profissional não se misturam

É importante separar suas contas de pessoa física e de pessoa jurídica, até para não cometer o erro de pagar uma despesa pessoal com o dinheiro que deveria ser destinado à empresa.

Um ponto importante é entender que o faturamento não vem imediatamente.

O negócio não começa exatamente como a gente quer. O faturamento aumenta gradualmente”, explica o vice-presidente de Crescimento da Contabilizei, Guilherme Soares.

5. Construa uma rede de fornecedores

Esse ponto é extremamente importante por alguns aspectos: primeiro para manter a qualidade dos seus serviços e segundo para não ter imprevistos e problemas com as empresas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.