Vestibular 2023 para curso de Medicina está com inscrições abertas nestas faculdades

O Ingresso no curso de Medicina é almejado por muitos estudantes que passam o ano se preparando para o vestibular. Diante disso, há duas oportunidades com inscrições abertas para o ingresso em 2023.

publicidade
Vestibular 2023 para curso de Medicina está com inscriçõe abertas nestas faculdades
Vestibular 2023 para curso de Medicina está com inscriçõe abertas nestas faculdades (Imagem: FDR)

As Universidades Anhembi Morumbi (UAM) e São Judas Tadeu (USJT) estão com inscrições abertas para o Vestibular 2023 de Medicina. São ao todo 365 vagas e o prazo para inscrição vai até o dia 29 de setembro 

As inscrições podem ser feitas no site da Vunesp e a taxa custa R$ 330. Os candidatos interessados poderão escolher até três opções de campus universitário. As unidades participantes do processo seletivo são:

publicidade
  • Piracicaba;
  • São José dos Campos;
  • São Paulo;
  • Cubatão. 

Os estudantes que precisam de atendimento especializado no dia da prova deverão informar no ato da inscrição a condição. Além disso, deverão enviar o laudo médico devidamente preenchido e assinado pelo profissional da saúde.

Processo seletivo do vestibular de Medicina da UAM e USJT

O processo seletivo das duas universidades conta com duas etapas, porém a primeira é opcional. Essa consiste em um conjunto de quatro atividades que visam avaliar as competências socioemocionais.

Assim, são avaliados a comunicação, empatia, solidariedade, ética, motivação, raciocínio crítico-refleviso e trabalho em equipe. Aqueles que fizerem poderão acrescentar pontos na segunda fase. 

De acordo com as universidades, essa etapa tem como objetivo verificar a afinidade dos candidatos com os valores e missão da instituição. Além disso, as unidades de ensino priorizam o uso de metodologias ativas.

Como definido no edital do processo seletivo, o resultado da 1ª etapa será divulgado no dia 14 de novembro. A 2ª etapa será realizada no dia 23 de outubro, das 13h às 18h e consiste na aplicação de duas provas: discursiva e objetiva.

publicidade

A prova discursiva é formada por oito questões de Biologia e Química. Já a prova objetiva será formada por 40 questões de Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

De acordo com o edital, o exame será aplicado nas cidades de Piracicaba, Santos, São Paulo e São José dos Campos. Os locais de provas serão liberados no dia 14 de outubro. A lista dos aprovados será publicada no dia 25 de novembro e as matrículas devem ser realizadas entre os dias 28 e 30 de novembro

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2020, 2021 ou 2022 poderão aproveitar as notas para o processo seletivo. As universidades irão utilizar o exame com a melhor nota. 

publicidade

É importante saber que os candidatos que utilizam a nota do Enem não são isentos de realizar as provas do vestibular. Assim, será utilizado a melhor nota obtida pelo estudante em relação ao Enem e ao Vestibular. 

Vagas

Anhembi Murumbi

  • Piracicaba: 72 vagas;
  • São José dos Campos: 101 vagas;
  • São Paulo: 156 vagas.
publicidade

São Judas Tadeu

  • Cubatão: 36 vagas.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.