INSS: conheça 4 BENEFÍCIOS previdenciários concedidos para os CAMINHONEIROS

Ao formalizar seu trabalho como caminhoneiro, seja por meio do Micro Empreendedor Individual (MEI), ou com registro em carteira, são garantidos benefícios previdenciários. Para tanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a liberar auxílios por incapacidade e até mesmo salário por aposentadoria.

INSS: conheça 4 BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS concedidos para os CAMINHONEIROS
INSS: conheça 4 BENEFÍCIOS previdenciários concedidos para os CAMINHONEIROS (Imagem: FDR)

Caso o caminhoneiro tenha acesso aos benefícios do INSS como MEI terá direito ao pagamento máximo de um salário mínimo. Apenas quando tem registro em carteira é que são consideradas as médias de pagamento e contribuição para a Previdência Social, antes de liberar o salário.

Benefícios do INSS para caminhoneiros

Pelo menos quatro benefícios do INSS são liberados para os caminhoneiros, voltados para o caso em que o profissional precisa se ausentar do seu trabalho devido alguma incapacidade temporária ou permanente. São eles:

Auxílio-doença 

No caso do afastamento das atividades por um período superior a 15 dias, o trabalhador poderá ser beneficiado com o auxílio doença. Antes disso, fica a cargo do empregador pagar o salário do seu funcionário.

Existe carência de no mínimo 12 contribuições à Previdência Social antes que o benefício seja liberado.

Aposentadoria por invalidez

Neste caso, a aposentadoria é pago para os cidadãos que comprovarem que estão incapazes permanentemente de exercer suas atividades. Por exemplo, devido a algum tipo de acidente ou doença grave.

Auxílio acidente

Neste caso, o auxílio acidente é pago em uma condição de indenização. Isso significa que anula o pagamento inicial do auxílio doença, ou o permanente da aposentadoria por invalidez.

Este benefício em específico é liberado quando o cidadão sofre algum tipo de acidente em casa ou no trabalho, que o impeçam de exercer sua função. Por exemplo, se o motorista quebrar o braço.

Aposentadoria especial 

Esta condição de aposentadoria é liberada quando o profissional exerce algum tipo de atividade que coloca sua saúde em risco. É o caso do motorista de produtos inflamáveis, ou aqueles que precisam conviver com fortes ruídos.

Pedido de auxílio previdenciário

Para fazer o pedido por seu benefício previdenciário o cidadão tem a opção de solicitar online, no site ou aplicativo do Meu INSS.

  • Faça login no Meu INSS com dados do Gov.br;
  • No campo de busca digite o benefício que deseja;
  • Selecione a opção “Novo requerimento”;
  • Anexe todos os documentos necessários e dê continuidade conforme o portal orientar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]