CARTÕES DE CRÉDITO estão sendo CANCELADOS por conta desses motivos

Bancos brasileiros realizam a política de cancelamento automático de cartões de crédito. Diante disso, os clientes precisam ficar atentos para não perderem o cartão solicitado e os seus limites.

Fintechs como o Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard realizam, automaticamente, o cancelamento de cartões de crédito. Isso ocorre quando os clientes solicitam a emissão do cartão, mas não o utilizam após o recebimento.

Os cartões de crédito sem anuidade são os que mais passam por esses cancelamentos. Esses são solicitados, principalmente, por pessoas que não possuem o hábito de comprar pelo cartão.

Assim, acabam deixando o cartão de crédito parado. O problema é que as fintechs  possuem limites operacionais variando de acordo com o porte da instituição. Dessa maneira, quando um cliente solicita um limite e não o utiliza, impede que outro cliente potencial seja atendido pela empresa.

Por esse motivo, as instituições financeiras realizam o cancelamento automático, já que não faz sentido deixar um limite para um consumidor que não o utiliza. Além disso, o limite parado gera prejuízo à emissora que poderia estar ganhando com outro cliente ativo.

Melhores cartões de crédito de 2022: Anuidade zero, limite extra e MUITO cashback

Há bancos que realizam o cancelamento de forma gradativa. O Santander, por exemplo, realiza a redução do limite gradativamente. Assim, o cliente tem mais tempo para usar o cartão, antes de perdê-lo.

Para evitar a redução, o cliente deve utilizar um percentual considerável do seu limite. No geral, as instituições realizam o cancelamento automático após 12 meses de inatividade. 

Após o cancelamento o cliente perde o direito de usar o cartão. Caso deseje, é possível solicitar um novo cartão de crédito. Porém, é comum as instituições bancárias realizarem avaliações antes da liberação e diante de um cancelamento impedir uma nova abertura de conta.

Como evitar o cancelamento do seu cartão de crédito?

Situações que levam ao cancelamento de cartões de crédito

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile