CARTÕES DE CRÉDITO estão sendo CANCELADOS por conta desses motivos

Bancos brasileiros realizam a política de cancelamento automático de cartões de crédito. Diante disso, os clientes precisam ficar atentos para não perderem o cartão solicitado e os seus limites.

publicidade

Fintechs como o Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard realizam, automaticamente, o cancelamento de cartões de crédito. Isso ocorre quando os clientes solicitam a emissão do cartão, mas não o utilizam após o recebimento.

Os cartões de crédito sem anuidade são os que mais passam por esses cancelamentos. Esses são solicitados, principalmente, por pessoas que não possuem o hábito de comprar pelo cartão.

Assim, acabam deixando o cartão de crédito parado. O problema é que as fintechs  possuem limites operacionais variando de acordo com o porte da instituição. Dessa maneira, quando um cliente solicita um limite e não o utiliza, impede que outro cliente potencial seja atendido pela empresa.

publicidade

Por esse motivo, as instituições financeiras realizam o cancelamento automático, já que não faz sentido deixar um limite para um consumidor que não o utiliza. Além disso, o limite parado gera prejuízo à emissora que poderia estar ganhando com outro cliente ativo.

Há bancos que realizam o cancelamento de forma gradativa. O Santander, por exemplo, realiza a redução do limite gradativamente. Assim, o cliente tem mais tempo para usar o cartão, antes de perdê-lo.

Para evitar a redução, o cliente deve utilizar um percentual considerável do seu limite. No geral, as instituições realizam o cancelamento automático após 12 meses de inatividade. 

Após o cancelamento o cliente perde o direito de usar o cartão. Caso deseje, é possível solicitar um novo cartão de crédito. Porém, é comum as instituições bancárias realizarem avaliações antes da liberação e diante de um cancelamento impedir uma nova abertura de conta.

Como evitar o cancelamento do seu cartão de crédito?

  • Utilize seu cartão ao menos 1x por mês;
  • Não deixe seu cartão sem uso por mais de seis meses;
  • Realizar movimentações bancárias, como transações, depósitos e saques;
  • Realizar o pagamento das faturas todos os meses.

Situações que levam ao cancelamento de cartões de crédito

  • Inatividade da conta por 12 meses;
  • Ausência de transações como saque, depósitos e transferências indicam a inatividade da conta;
  • Negativação do CPF;
  • Pendências de documentação após prazo estabelecido pela instituição;
  • Documentação errada;
  • Desinteresse comercial;
  • Suspeita de fraude;
  • Descumprimento dos termos de uso.
publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.