Bancos brasileiros realizam a política de cancelamento automático de cartões de crédito. Diante disso, os clientes precisam ficar atentos para não perderem o cartão solicitado e os seus limites.
Fintechs como o Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard realizam, automaticamente, o cancelamento de cartões de crédito. Isso ocorre quando os clientes solicitam a emissão do cartão, mas não o utilizam após o recebimento.
Os cartões de crédito sem anuidade são os que mais passam por esses cancelamentos. Esses são solicitados, principalmente, por pessoas que não possuem o hábito de comprar pelo cartão.
Assim, acabam deixando o cartão de crédito parado. O problema é que as fintechs possuem limites operacionais variando de acordo com o porte da instituição. Dessa maneira, quando um cliente solicita um limite e não o utiliza, impede que outro cliente potencial seja atendido pela empresa.
Por esse motivo, as instituições financeiras realizam o cancelamento automático, já que não faz sentido deixar um limite para um consumidor que não o utiliza. Além disso, o limite parado gera prejuízo à emissora que poderia estar ganhando com outro cliente ativo.
Há bancos que realizam o cancelamento de forma gradativa. O Santander, por exemplo, realiza a redução do limite gradativamente. Assim, o cliente tem mais tempo para usar o cartão, antes de perdê-lo.
Para evitar a redução, o cliente deve utilizar um percentual considerável do seu limite. No geral, as instituições realizam o cancelamento automático após 12 meses de inatividade.
Após o cancelamento o cliente perde o direito de usar o cartão. Caso deseje, é possível solicitar um novo cartão de crédito. Porém, é comum as instituições bancárias realizarem avaliações antes da liberação e diante de um cancelamento impedir uma nova abertura de conta.
Como evitar o cancelamento do seu cartão de crédito?
- Utilize seu cartão ao menos 1x por mês;
- Não deixe seu cartão sem uso por mais de seis meses;
- Realizar movimentações bancárias, como transações, depósitos e saques;
- Realizar o pagamento das faturas todos os meses.
Situações que levam ao cancelamento de cartões de crédito
- Inatividade da conta por 12 meses;
- Ausência de transações como saque, depósitos e transferências indicam a inatividade da conta;
- Negativação do CPF;
- Pendências de documentação após prazo estabelecido pela instituição;
- Documentação errada;
- Desinteresse comercial;
- Suspeita de fraude;
- Descumprimento dos termos de uso.