BOLSONARO culpa a POPULAÇÃO pela FALTA DE EMPREGO; veja o que disse o presidente

Em uma conversa com seus apoiadores no Palácio da Alvorada, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) criticou aqueles que cobram o governo sobre a falta de emprego. Em tom irônico ele chamou os jovens de “boca aberta”, e disse que não “cria empregos”. Na oportunidade, o presidente também fez críticas à gestão PT.

publicidade
BOLSONARO culpa a POPULAÇÃO pela FALTA DE EMPREGO; veja o que disse o presidente
BOLSONARO culpa a POPULAÇÃO pela FALTA DE EMPREGO; veja o que disse o presidente (Imagem: FDR)

As declarações de Bolsonaro foram dadas nessa quinta-feira (21). Na ocasião, o presidente fez críticas aos jovens que culpam o governo sobre a falta de emprego no Brasil. Disse que não é responsabilidade do governo criar as vagas, mas apenas “não atrapalhar” as empresas para que essas movimentem o mercado de trabalho.

Você tem que correr atrás. Eu não crio emprego. Quem cria emprego é a iniciativa privada. Eu não atrapalho o empreendedor“, afirmou.

publicidade

Bolsonaro também criticou o comando dos presidentes vinculados ao PT. Relacionando a cobrança dos jovens ao ensino oferecido naquela época.

Por que o ensino foi de mal a pior nos governos do PT? Porque interessa a juventude ser doutrinada, ser um boca aberta aí. (Dizem) ‘A culpa é do governo. Cadê o meu emprego?‘” disse o presidente em tom irônico.

Em sua defesa, Jair defendeu a Lei da Liberdade Econômica que foi sancionada em 2019, primeiro ano do seu comando no governo brasileiro. Esta foi uma forma para criar mais vagas de emprego.

No entanto, em seu governo o Ministério do Trabalho havia sido excluído e passou a fazer parte do Ministério da Economia. Apenas em 2021 é que a pasta voltou a ter sua independência, em uma estratégia para inserir Onyx Lorenzoni nos ministérios desta gestão.

O presidente também fez uma comparação entre o seu governo e o comando da ex-presidente Dilma Rousseff. Enaltecendo o fato de ter criado empregos mesmo nos anos de pandemia, em 2020 e 2021.

Por isso enfrentamos 2020 e 2021. Terminamos com saldo positivo de quase 3 milhões de empregos em 20, 21. Vai para 2015, 2016, Dilma Rousseff. Perdemos quase 3 milhões de empregos. Nós, com pandemia, criamos. Não teve nada lá. O que teve lá para perder 3 milhões de empregos?”, declarou.

publicidade

Oportunidades de emprego no comando Bolsonaro

Para os jovens entre 18 e 24 anos, no primeiro trimestre de 2020 a taxa de desemprego atingiu 26,3%, subindo a 30% no mesmo período do ano seguinte, isto é, 2021. Enquanto isso, no primeiro trimestre de 2022, recuou a 22,8%.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Em 2021, o Brasil criou 2.730.597 vagas de emprego formal, forte aumento comparado ao resultado de 191.455 mil vagas em 2020. No ano seguinte, foram mais 1,32 milhão.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.