Foi liberado nesta última quarta-feira (20), o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de Maceió afetados pelas fortes chuvas. A Caixa autoriza saque calamidade para os residentes das áreas mais atingidas.
O requerimento pode ser feito por moradores de áreas reconhecidas pela Defesa Civil Municipal como localidades fortemente afetadas. A liberação do saque vai até 25 de agosto e pode ser solicitada por meio do aplicativo do FGTS, siga na leitura para saber como.
Saque calamidade para afetados pelas chuvas em Maceió
Antes de tudo, o interessado deve ter conhecimento de que apenas poderá realizar o pedido, aquele que possui saldo positivo no fundo. Outra exigência é de que o trabalhador não pode ter realizado nenhum outro saque por calamidade no período de 12 meses.
O cidadão com saldo na conta do FGTS pode fazer a retirada de até R$ 6.220,00. Os valores se encontram disponíveis para o saque diante do decreto municipal de estado de calamidade que foi reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Através de portaria ministerial a medida foi liberada.
Como realizar a solicitação do saque calamidade do FGTS
Como citado anteriormente, o saque calamidade é solicitado por meio do aplicativo do FGTS. Dessa forma, não há necessidade de comparecimento a uma agência da Caixa. Siga o passo a passo para realizar o requerimento:
- Faça o download do app FGTS e preencha as informações de cadastro;
- Clique na opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque” na sequência “Calamidade pública” e acesse a cidade;
- Anexe os documentos solicitados: foto da identidade, habilitação ou passaporte, além do comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a), é preciso enviar também a certidão de casamento ou escritura pública de união estável;
- Selecione a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação. Pronto! Solicitação feita.
O prazo para retorno da análise é de até cinco dias úteis.
Municípios de Alagoas com o saque calamidade do FGTS liberado
Além de Maceió, outros municípios afetados pelas chuvas também estão aptos ao saque calamidade do FGTS. Veja quais são:
- Jacuípe: desde o dia 25 de junho até 31 de agosto;
- Penedo: desde o dia 7 de julho até 25 de agosto;
- Coité do Nóia: desde o dia 8 de julho até o dia 25 de agosto;
- Coruripe: desde o dia 8 de julho até o dia 25 de agosto;
- Satuba: desde o dia 9 de julho até 5 de outubro;
- Coqueiro Seco: desde o dia 16 de julho até o dia 30 de agosto.