A corrida para as eleições 2022 continua acirrada, embora um candidato continue se sobressaindo nas pesquisas. Pelo levantamento do PoderData, o ex-presidente e pré-candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, está seis pontos à frente de Bolsonaro.
A pesquisa sobre as eleições 2022 foi realizada entre os dias 17 e 19 de julho. Neste período, as respostas apresentadas pelos três mil entrevistados colocaram o petista com 43% das intenções de voto, contra 37% para o atual presidente da República, Jair Bolsonaro.
A vantagem de Lula sobre Bolsonaro em seis pontos percentuais nas eleições 2022, é a maior já registrada desde abril deste ano. Na época, as pesquisas eleitorais começaram a ser realizadas com maior enfoque devido à alta taxa inflacionária e o aumento nos preços dos combustíveis.
Vale pontuar que os dois candidatos apresentam variações dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais e para menos nos últimos 15 dias. Enquanto Lula oscilou de 44% para 43%, Bolsonaro teve uma variação de 36% para 37%.
Preferências das eleições 2022
O levantamento acerca dos prováveis resultados para as eleições 2022 apresentou as preferências para cada candidato entre os seguintes públicos:
Lula tem o melhor desempenho entre:
- 46% das mulheres;
- 52% dos jovens de 16 a 24 anos;
- 50% das famílias que recebem até dois salários mínimos.
Enquanto isso, o eleitorado de Bolsonaro se concentra entre:
- 43% dos homens;
- 43% dos eleitores entre 45 a 59 anos;
- 48% das famílias com renda entre dois a cinco salários mínimos;
- 47% das famílias com cinco salários mínimos ou mais.
O cenário regional também tem seus desdobramentos quanto às eleições 2022. Veja:
- Sudeste – Lula e Bolsonaro têm o mesmo desempenho do que no eleitorado em geral: 43% a 37%;
- Sul – Bolsonaro supera Lula por larga margem: 48% a 28%;
- Centro-Oeste – os candidatos empatam tecnicamente, considerando-se a margem de erro regional de 6,9 p.p.: Lula 36% X 41% Bolsonaro;
- Norte – Bolsonaro tem 50%; Lula, 44%. A margem de erro regional é de 6,4 p.p.;
- Nordeste – Lula segue com grande vantagem, como registrado nas rodadas anteriores: 52%, contra 27% de Bolsonaro.
Os resultados do levantamento mostram que, se as eleições 2022 acontecessem hoje, um segundo turno para a sucessão presidencial seria necessário. Nas últimas cinco pesquisas, Lula teve um empate técnico em relação à soma dos oponentes, indicando uma possível vitória do petista no 1º turno. Atualmente, os demais pré-candidatos somam 49% contra 43% do petista.