Estados começam a EMITIR novo RG DIGITAL; veja como solicitar

Novo RG digital começa a ser emitido em alguns estados já no próximo mês. A nova carteira de identidade nacional foi anunciada pelo governo federal meses atrás e agora deve de fato começar a ser emitida após processo de adequação dos órgãos para a retirada do documento.

O início da emissão marcado para agosto deve contemplar apenas parte dos estados. Apesar da importância da atualização do documento oficial dos brasileiros, a exigência do novo modelo de identidade só deve acontecer em 10 anos. O período visa conceder tempo hábil para que o cidadão se adeque e familiarize com o RG Digital.

Quais estados iniciam a emissão do RG Digital em agosto?

A primeira fase de implementação que se inicia no dia 4 de agosto deve contemplar oito estados, sendo eles:

  • Minas Gerais;
  • Acre;
  • Pernambuco;
  • Goiás;
  • Distrito Federal;
  • Paraná;
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul.

Até março de 2023, todos os estados brasileiros devem ser incluídos a lista. O prazo é a data estipulada pelo governo para que os órgãos estejam prontos para realizar a emissão do RG Digital.

A partir de dia 4 de agosto, os cidadãos dos estados listados já podem se dirigir a um Instituto de Identificação do seu município, podendo ser o Poupa Tempo, bem como o Expresso Cidadão, para realizar a emissão do documento.

Saiba mais sobre o novo RG Digital

O novo RG Digital pretende unificar as informações referentes a carteira de identidade e ao Cadastro de Pessoa Física (CPF). A numeração da nova identidade será composta pelos 11 números do CPF.

O objetivo do governo com a mudança é realizar a unificação das informações do cidadão brasileiro, para que assim se tenha mais segurança quanto aos dados e se evitem fraudes e crimes de estelionato.

O RG Digital deve dispor de itens de segurança que devem dificultar a tentativa de falsificação do documento. O sistema atual funciona de maneira isolada em cada estado, desse modo, uma segunda via solicitada em um estado diferente da primeira resulta em um novo número de documento. O funcionamento é considerado bastante inseguro.

Outra novidade do documento digital é a possibilidade de acessar a identidade através da plataforma gov.br, por essa razão se popularizou o nome RG Digital entre os cidadãos para o novo modelo.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.