Com preços elevados, estas valiosas dicas vão te ajudar a ECONOMIZAR com a alimentação

Pontos-chave
  • Grande parte do salário é direcionado para alimentação
  • Confira dicas especiais para economizar em suas compras

Diante dos altos preços que os consumidores estão enfrentando nos supermercados, os brasileiros estão sempre buscando uma maneira de economizar. Considerando que o salário mínimo no Brasil é de R$1.212, boa parte do orçamento é direcionado para alimentação. Sendo assim, nesta matéria você vai conferir dicas preciosas para conseguir economizar nas compras.

Dicas para economizar no supermercado 

  • Compras no 5º dia útil devem ser evitadas 

Grande parte dos trabalhadores recebe seu salário no quinto dia útil do mês, e claro que os mercados sabem disso. Desta forma, os preços costumam ser mais altos nos primeiros dias do mês. Por outro lado, as promoções são mais frequentes nos últimos 10 dias do mês. 

Sabendo disso, dê prioridade para comprar em dias estratégicos, dando sempre preferência para a última semana do mês.

  • Sempre faça uma lista do que precisa comprar

Saber exatamente o que precisa comprar deixa sua ida ao mercado mais objetiva. Desta forma, você evita o “passeio” pelos corredores e aquela tentação em pegar itens que não fazem parte das duas necessidades.

Desta forma, mantenha o seu foco para comprar apenas o que estava previsto se realmente quiser economizar. dê uma olhada geral em seu armário e veja receitas que são possíveis de se fazer com eles. Só depois disso faça sua lista.

Outra dica é ir alimentado ao mercado. Pode parecer bobeira, porém, de acordo com pesquisas, os consumidores que vão ao supermercado com fome costumam comprar mais que o necessário.

  • Faça pesquisa de preços e aproveite programas de descontos 

Sempre faça uma pesquisa prévia de preços, uma vez que o mesmo produto pode custar bem mais em um local do que em outro. Existem supermercados que também oferecem clubes de desconto, onde o consumidor deve apenas fazer um rápido cadastro para participar. 

Comprar somente uma parte da sua lista em cada mercado também ajuda, uma vez que as promoções tendem ser diferentes.

  • Fique atento as gôndolas 

Os supermercados organizam as gôndolas de forma que os produtos que eles querem que vendam mais rápido fiquem na altura da visão do consumidor. Olhe bem para cima e para baixo nas prateleiras. Esqueça a lealdade às marcas.

Tenha curiosidade e experimente outras marcas. Não se deixe levar por embalagens bonitas, pois elas tendem a ser mais caras. Os supermercados têm muitos produtos com embalagens simples que custam bem menos.

  • Estabeleça um limite de gastos 

Quando o consumidor definir um valor para ser gasto com alimentação, será preciso fazer outras adaptações. Diante do aumento dos preços, alguns alimentos que eram comuns de serem comprados, deverão ser substituídos. 

  • Seja criativo na cozinha 

A criatividade é uma excelente maneira de economizar pois usando ela você consegue aproveitar alimentos com vencimento próximo, criar novos pratos com alimentos substitutos, aproveitar ao máximo os alimentos e mais.

  • Tente comprar no atacado

Comprar no atacado costuma ser uma boa estratégia pois os preços tendem a ser mais baixos, no entanto, fique atento para não desperdiçar. Uma boa ideia é dividir com familiares para que todos paguem menos.

  • Marcas conhecidas nem sempre representam qualidade

Tenha atenção à questão das marcas. As marcas mais famosas sem sempre são as melhores. De tempos em tempos dê uma chance às marcas desconhecidas. É capaz de você gostar e consequentemente pagar menos pelo mesmo produto.

É importante analisar o seu consumo por determinada marca. O que te leva a utilizar apenas aquela marca? Uma dica é a de verificar qual é a origem do produto e também sua procedência para avaliar a qualidade do produto antes de comprar.

  • Comece a frequentar feiras 

Tende começar a ir em feiras com frequência para tentar se fidelizar a algumas barracas. Quanto mais você frequentar as mesmas barracas, mais vantagens você pode obter. Uma dica infalível é ir na hora da xepa, isto é, perto do fechamento da feira, para encontrar boas ofertas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.