Leite x Bebida Láctea: entenda a polêmica envolvendo a venda destes produtos

Por conta dos altos preços do leite, os supermercados vem apostando em opções inferiores para servir como substituto do produto. Recentemente, fotos tiradas no supermercado Nagumo, em São Paulo, viralizaram por conta do preço do soro de leite. 

O leite longa vida já acumula uma alta de 37,61% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) revelado na última sexta, 8.

Depois das fotos receberem grande atenção nas redes sociais, a fabricante do soro de leite Nova Mix Industrial e Comercial de Alimentos- Quatá Alimentos, foi notificada pelo Procon a prestar esclarecimentos a respeito do produto até o dia 14 de julho.

O soro de leite é obtido na produção de queijo e, geralmente, se transforma em matéria-prima para alimentos lácteos, como bebidas e tipos de whey protein.

Reprodução Twitter

Leite pode ser substituído pelo soro de leite?

Não existem contraindicações para o consumo do soro de leite, no entanto, ele não pode ser considerado substituto do leite, pois existe a perda de nutrientes em comparação com o produto original. 

“Na verdade, ele é um subproduto gerado na produção de queijos, o que sobra. Tem cor mais amarelada, turva. Pode ser usado para consumo, mas não tem qualidades do leite convencional, porque perde gorduras”, explicou ao UOL o nutrólogo Fernando Cerqueira, pós-graduado pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Ele disse ainda que o soro de leite é semelhante ao leite desnatado, que passa por um processo industrial para retirar a gordura. Isso acaba fazendo o alimento perder vitaminas. 

“O leite tem vitaminas que só são absorvidas na presença de gordura, como as lipossolúveis. Muitas vezes, a fonte mais direta delas é o próprio leite. Mas, sem gordura, elas não são absorvidas e isso pode causar deficiências”, disse também ao UOL, Flavia Auler, coordenadora do curso de nutrição da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). 

Sendo assim, sem o consumo de leite, os consumidores podem acabar ficando sem estes nutrientes, caso não possuam outras fontes de alimentação. “Muita gordura faz mal, mas não tê-la pode prejudicar a absorção de algumas vitaminas”, explicou Flavia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.